20080530

Mais motivos para optimismo moderado: «GrandeGaiaTV.net»

Via Blasfemias, aparece finalmente o canal de Internet TV da AMPorto. Nisto o Porto (AM) ficou para trás: Minho Actual TV, Famalicão TV, Guimarães TV, Trofa TV, Basto TV, Douro TV, Vale do Sousa TV e Viana TV entre outros, anteciparam-se. Sintomático é o Porto AM não ter sido pioneiro nesta nova frente da comunicação social, completamente livre de condicionamento centralista e ser de iniciativa de uma empresa sedeada em Gaia. Como Rio Fernandes escreveu, a liderança na AMPorto não está no concelho sede. Relevante é isto ser um mau presságio para Rio: Além da sua candidata perder amanhã, tem agora uma TV Internet no concelho do seu rival LFMenezes... De qualquer modo tecnologicamente este projecto não representará ainda a revolução que anunciei aqui.

2 comentários:

António Alves disse...

Caro José,

A localização é indiferente. Todos sabemos que Gaia, Matosinhos e Porto central são apenas distritos urbanos da grande cidade que se chama Porto. O que é preciso é que as iniciativas floresçam.

Jose Silva disse...

É uma questão menor mas significativa. A teoria do Donut de Rio Fernandes diz que a AMPorto apresenta maior dinamismo demográfico e empresarial do que o concelho do Porto. Aliás, este está em regressão demográfica. A sede desta iniciativa é sintomática. Aliás o PortoCanal também tem sede fora do Porto, penso que em Matosinhos.

Isto revela que no Porto concelho há muito imobilismo ainda mais acentuado com a polítca de contentamento reserva de indios seguida por Rio nos bairros sociais, a sua base eleitoral.

Indica que a AMPorto não pode nem deve ficar à espera de iniciativas do concelho do Porto ou o respectivo presidente, dado que este buraco do Donut está em decadência. Por isso LFM faz bem em dizer que Gaia é/será o concelho lider da AM.

Leituras recomendadas