20080501

Provincianismos Centralismos e Comunidades intermunicipais

O distrito de Viana do Castelo como é do conhecimento de todos está dividida em duas comunidades intermunicipais, a Valimar e a Comunidade intermunicipal do Vale do Minho.Com uma divisão um pouco esquisita, estas duas comunidades lá se foram aguentando e fazendo bons trabalhos.Recentemente, e tal como vinha sendo anunciado, a fusão está cada vez mais perto, eis que o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Defensor Moura, ameaça retirar o seu (meu) concelho desta comunidade uma vez que não admite que sejam concelhos "mais pequenos a mandar".Parece-me que Defensor Moura está a ser provinciano e que as suas divergências com Rui Solheiro (presidente da câmara de Melgaço) tem alguma influencia neste caso.

Por outro lado o PSD-Viana, já veio criticar a decisão de Moura, como não podia deixar de ser. Não sei se eles se recordam, mas eu ainda tenho na memória os slogans do PSD na ultima campanha eleitoral das autárquicas: Viana capital de distrito. Para não falar do resto da mensagem onde criticavam o facto de a sede da Valimar ser em Ponte de Lima.

Aqui temos um exemplo de que o centralismo é muito passível de ser criticado, mas quem abre mão do seu?

O presidente da câmara de VNCerveira disse recentemente que em Viana falta liderança. Eu acrescento que falta também oposição.

Sem comentários:

Leituras recomendadas