20080527

Bens transaccionáveis, that's the question!

Vítor Constâncio considerou ainda ser benéfico para a economia portuguesa que se faça "um esforço adicional" direccionado para a produção de bens transaccionáveis, ou seja, dirigido à exportação.

in Público online

Pois, pois... agora que o fogo lhes chega ao rabo estão aflitos. Podem começar por deixar de proteger a economia 'lisboeta' de serviços não transaccionáveis internacionalmente, distribuí-los pelo resto do país, e investir nas indústrias exportadoras do Norte e Centro, que na hora da desgraça, como sempre, são chamadas a salvar a 'nação'. Podem também começar a mentalizar o povo das avenidas novas que terão que deixar a protecção do estado e dos serviços e voltar às fábricas. Nós por cá deviamos recusar-nos a ajudá-los. Era o que mereciam.

2 comentários:

Rui Valente disse...

Pois, pois...isso, já eu faço há muitos anos. O problema, é que ainda há por cá muita gente que não resiste às "solicitações" centralistas e + cedo ou + tarde acaba por ceder.
Na pág. 7 do JN de hoje é possível ver-se uma página inteira de chamariz propagandístico aos povo "provinciano" do Norte para visitar o Oceanário de Lisboa (a capital dos oceanos, dizem).
Não ponham lá os pés!
Se isto só lá vai com fundamentalismos, pois, sejamos fundamentalistas. Não se assustem, porque o nome não mata ninguém.

Rui Valente disse...

Caro José,

Não recebeu o meu comentário a este post ou considerou-o "censurável?". Diga de sua justiça.

Leituras recomendadas