20080505

Regionalização: muitas vozes, poucas propostas

Caro TAF,

Custa-me muito a crer que alguém com 44 anos, mais de 20 de política, português, candidato a líder do PSD e a 1º ministro, ainda não tenha ideias consolidadas sobre como 'combater o centralismo'. A proposta de estudar, pensar, referendar é uma coisa vaga e dilatória de quem pura e simplesmente não sabe o que dizer sobre este importante assunto. Ou então de alguém que tem opinião mas tem medo de a divulgar para não perder eventuais votos o que, convenhamos, é uma das piores características que se podem apontar a um político. E esta característica - a de ser vago e abrangente - não se limita a este importante assunto: verifica-se em quase todos os assuntos abordados nas entrevistas que já ouvi e li do candidato. Ser apenas 'jovem' não dá abonações a ninguém para protagonizar uma ‘nova esperança'. Principalmente quando mantém todos os velhos hábitos de fazer política. E mais: já que PPC propõe um referendo no interior do partido gostava de saber qual é a sua proposta ao partido. Tem proposta, clara e objectiva, ou pretende apenas transformar a opinião da maioria na sua? Prefiro políticos que têm opiniões claras e defendem-nas mesmo quando estão em clara minoria e em oposição às ideias dominantes. Tal como Sá Carneiro que é sempre muito citado nestas ocasiões mas muito pouco imitado. Poderia também dar Churchill como exemplo. Mas seria pedir demais, claramente. :-)
Apesar de todos os defeitos, tergiversações e incoerências Menezes tinha propostas muito mais objectivas e concretas: regionalização em 2009, harmonização fiscal com Espanha, discriminação fiscal positiva do interior e da raia, autonomia municipal para fixar os horários do comércio, entre outras.

1 comentário:

mario carvalho disse...

Movimento de passageiros no aeroporto da Portela cai 7,3% em Abril


07/05/2008


O movimento de passageiros do aeroporto da Portela caiu 7,3% em Abril, para 1,08 milhões, prejudicado pelo facto da Páscoa ter sido em Março este ano.

Segundo uma comunicado da ANA - Aeroportos de Portugal, o aeroporto de Lisboa movimentou 1,08 milhões de passageiros no mês passado e registou 11.690 movimentos, menos 2,3% do que no período homólogo.

Paralelamente, "nos primeiros quatro meses do ano, o aeroporto de Lisboa processou mais de 4 milhões de passageiros e 45 mil movimentos o que significa crescimentos de 4,9% e 1,5% respectivamente.

O mercado doméstico continua em forte queda ao contrário dos mercados inglês e alemão que registam crescimentos superiores a 20%", segundo a ANA.

A carga, por sua vez, evoluiu favoravelmente, tendo registado 7.443 toneladas, mais 7,2% do que em Abril de 2007. Quanto aos primeiros quatro meses, a carga subiu 2,3% atingindo 28.148 toneladas movimentadas.

Leituras recomendadas