Olhemos para os factos:
- Euribor a 12 meses atinge os 5% pela primeira vez desde 2000;
- Investimento estrangeiro em Portugal cai para metade;
- Apesar de constar na Blogosfera há alguns anos as consequencias da corrente crise energética, começam só agora a ser de conhecimento das massas;
- Ainda antes da actual crise financeira, Portugal já tem a 18º dívida externa per capita, a 16ª dívida externa por euro de PIB e o 4º pior país do mundo em termos de reservas bancárias face aos activos, significando que a própria banca está excessivamente endividada. Os bancos (BCP, BPI) recapitalizam-se via aumentos de capital ou venda de activos. Ricardo Espírito Santo diz que nunca viu uma crise como esta. O especulador Berardo está com uma menos valia potencial de 200 milhões de euros. O BPN À procura de novo presidente. Fala-se no fim do Euro (moeda). Saberá o leitor que nesse caso as suas poupanças valeriam muito menos e as suas dívidas muito mais ? José Sócrates tinha tudo planeado. (...) Nunca esperou ser invadido por um tsunami gerado pelos insuspeitos e respeitados grandes banqueiros do mundo. E na tempestade, como uma vez disse Daniel Bessa, o pequeno barco que é Portugal sofre sempre mais, deixa entrar mais água, faz mais rombos que um grande e rico paquete como os Estados Unidos. (...) Este era o pior tipo de crise para Portugal. Restrição no crédito e aumento das taxas de juro têm um efeito devastador num país com elevado endividamento da banca, das famílias e das empresas. Enquanto os bancos doentes com a ‘subprime’ limpam de uma assentada as suas asneiras, as ondas de choque que geraram com menos dinheiro e preço mais alto vai persistir e atacar seriamente países como Portugal
- Emmanuel Todd, o verdadeiro «zandinga» dos impérios antecipou o colapso da URSS nos anos 70 e o actual dos EUA em 2001, baseando-se na evolvução demográfica. Ora a esperança média de vida vai baixar em Portugal, pela primeira vez em 200 anos. A esperança de vida vai baixar devido à diabetes, uma doença que afecta já um milhão de pessoas no país. Estaremos também nós à beira do abismo ?
- Pedro Arroja escreve: According to INE Portuguese GDP fell 0.2% in the first Quarter this year. In my view, it will continue to fall in the next several Quarters so that I am pretty confident that 2008 will be the first year since 1975 of negative growth for the Portuguese economy. After 2008 I believe the situation will get even worse. To the average Portuguese citizen, I would say: over the next ten years or so get ready for the greatest decrease in your standard of living you have ever experienced in your life.
O MSM sabe que beneficia de contratos de publicidade institucional do Estado Central se ocupar as mentes das pessoas com futebol, casos de polícia e tragédias, como refere e bem JPPereira. Já assim ocorria no tempo de Guterres. A manipulação alienadora continuará de seguida com o Euro 2008 e as férias de Verão. Depois aumentará o consumo de Prozac. Muitos que o tomam, depois suicidam-se.
Sem comentários:
Enviar um comentário