20080508

Razões para Regionalizar/Descentralizar/Fundir Autarquias/Whatever

Enquanto a Administração Central tiver responsabilidades na gestão do desenvolvimento local/regional (transportes, economia, emprego, educação, ambiente, etc), como por exemplo relata o Pedro Morgado a propósito das ferrovias em Braga, nunca mas mesmo nunca se conseguirá concentrar com eficácia naquilo que são as suas verdadeiras competências na Justiça, Finanças, Defesa, Negócios Estarngeiros, Administração Interna, como demonstra Pedro Guerreiro. Todos temos que ajudar a Administração Central a tornar-se melhor, libertando-a de competências que só a atrapalham.

·         Pedro Morgado: Convém ter em linha de conta que o deficiente planeamento resulta na inexistência de corredores para a ferrovia, o que faz disparar os custos das soluções mais equilibradas e geradoras de maior competitividade. Por outro lado, é preciso não esquecer que a organização politico-administrativa do país inviabiliza a tomada deste tipo de decisões num registo regional. Lisboa terá sempre uma palavra a dizer no futuro dos transportes entre Maximinos e Azurém ou entre Trandeiras e Pedralva.

·         Pedro Guerreiro: Repare bem: no mesmo dia em que Alípio Ribeiro se demite da PJ, o procurador-geral da República reconhece fracassos no combate ao enriquecimento ilícito; as polícias são das áreas com maior risco de corrupção (...); a direcção do Boavista cai, com o clube à beira da extinção sob fortes indícios de descapitalização (fraudulenta) do clube.

Sem comentários:

Leituras recomendadas