20080517

Repugnância


Estranha-se e depois repugna




À letra, José Leite Pereira, Director

A Coca Cola teve em tempos uma publicidade em que se dizia mais ou menos isto "Primeiro estranha-se, depois entranha-se"- uma bela frase da autoria de Fernando Pessoa. Lembrei-me disto quando ontem lia duas notícias de capa de jornais de Lisboa. Numa delas, na linha do que vem sendo hábito, o Benfica atirava o F.C. Porto para fora da Europa do futebol. Na outra notícia, avançavam-se mais uns pormenores do chamado Apito Dourado.

Ao princípio estranha-se. Estranha-se que alguém ache possível passar consecutivamente a mensagem de que a corrupção atingiu todos os passos dados pelo F.C. Porto. Estranha-se ainda mais quando vem um jurista defender a possibilidade de uma justiça retroactiva, impossível à luz de qualquer princípio do Direito. Estranha-se que coisas destas sejam utilizadas para intoxicar, para torcer a realidade, para criar um clima. Nem a maioria dos seis milhões de benfiquistas acreditará serem possíveis tais coisas. É por isso que, depois se estranhar, não se entranha. Repugna.

No outro caso, o que se estranha é uma colagem notícias com origem na mesma pessoa são preferencialmente publicadas no mesmo jornal. Não se estranha que as coisas vão sempre no mesmo sentido, pois o objectivo é consolidar a acusação. O que se estranha é que já nem a fonte sinta a necessidade de diversificar os meios que utiliza para a divulgação. Começa-se por estranhar e acaba por também repugnar tamanho à vontade.

Quem julgar que tudo isto é apenas futebol, desengane-se. É bem mais do que isso.
------x------

Tal como eu tenho vindo a alertar, também José leite Pereira, no seu estilo discreto, vem afirmar que o que se está a passar é bem mais do que futebol.

Mas está na hora de começar a reagir e começar a fazer pagar todos aqueles que de um modo ou de outro potenciam e beneficiam desta vaga de portofobia em curso. A começar, por exemplo, pela empresa detentora de um dos pasquins que mais se tem notabilizado pelo ódio que nutre à cidade do Porto. Por estranho que pareça, essa empresa, a COFINA, tem até sede nesta cidade. Julgo que é chegada a hora de sentirem na carteira a nossa repugnância. Todos os produtos desta empresa renegada devem ser boicotados pelos portuenses. São eles:

AutoMotor Correio da Manhã Destak Máxima Máxima Interiores JNegócios PCGuia Record Rotas & Destinos Semana Informática

1 comentário:

Bruno Ribeiro disse...

Tenho feito o mesmo apelo a todos os que conheço. Sei com certeza absoluta que da Cofina vêm ordens directas para os editores do Correio da Manhã e do Record para explorar cada notícia relacionada com o FC Porto no ângulo mais negativo, bem como intoxicar a opinião pública com manobras de diversão e com desinformação constante.

Exemplo,ainda recentemente foi notícia no CM de que a irmã de Carolina Salgado compareceu em tribunal acompanhada pelo advogado de Pinto da Costa, apenas para ser desmentida no dia seguinte numa nota de rodapé de uma outra notícia não relacionada. Curiosamente, a primeira notícia saiu no mesmo dia em que Ana Maria Salgado (acho que é este o nome) e o seu advogado admitiram publicamente que Carolina Salgado tem vindo a pressionar a irmã para alterar o seu testemunho.

Mas, como diz, o problema é muito maior do que o futebol, que por vezes só serve para distrair de questões maiores e mais importantes.

Leituras recomendadas