20080508

Morte aos traidores!

"O desenvolvimento de um país ou de uma região, ou cidade é ditado precisamente pelas opções políticas tomadas em termos de educação, investigação, saúde, ambiente, urbanismo, infra-estruturas, etc. Nenhuma opção é melhor que aquela que é tomada por nós, e não aquela que tomam por nós.



Sabem qual é a cidade melhor servida por auto-estradas, no mundo? Não é Londres, nem NY, é Lisboa. Sabem porque é que havendo uma Agência para a Inovação (Adi) foi esvaziada de funções e os MM de euros do QREN são geridos por outra estrutura, criada para o efeito? Porque a sede da Adi está no Norte. Sabem onde ficam as SCUT que vão ser portajadas? Ficam no Norte (PIB quase igual a 50% do de Lisboa).



Alguém tem dúvida que o centralismo é cada vez maior em Portugal, onde em 30 anos se acentuaram as assimetrias, com o inchaço da capital … do império? Lisboa é uma ilha de prosperidade num mar de miséria e pobreza. Nunca foi tão apropriado que 'Portugal é Lisboa e o resto é paisagem', com o beneplácito de muitos opinion makers* do Norte que combatem a regionalização com o argumento de caciquismo ou de acréscimo de burocracia e de custos. Tudo falsos argumentos que os centralistas têm alimentado."



Por Mario Russo no Clube dos Pensadores



* Eu prefiro chamar-lhes traidores.



Dia 24 de Maio às 17 horas vai realizar-se uma manifestação contra as portagens na Avenida dos Aliados no Porto. Será também uma manifestação contra o centralismo e a cleptocracia instalada em Lisboa.

1 comentário:

PMS disse...

1- Vale a pena ler o texto inteiro

2- Temos de garantir uma mega-manifestação no dia 24. Temos de fazer sentir o poder do Norte outra vez.

Leituras recomendadas