20080530

Eu votaria em PSLopes. O Norte também devia fazê-lo

Se fosse militante do PSD, eu votaria em PSLopes ou Patinha Antão. E acho que o Norte devia fazê-lo. Já apresentei uma razão aqui. A outra é o facto incontestável de PSLopes ter dito quando assumiu o poder que «Portugal não era Lisboa». 4 meses depois seria desalojado por um golpe palaciano-mediático sem precedentes na democracia nacional. Caso PSL ganha amanhã, em princípio votarei PSD em 2009.

Se ganhar PPCoelho, poderei ou não votar no PSD. PPCoelho tem ainda falta de lastro. Mas reconheço nele e nos seus apoiantes vontade de ouvir e avançar. Só não sei se conseguirá afrontar com sucesso as «máfias» do centralismo. Por exemplo, o apoio de Paulo Teixiera Pinto é sintomático. Revela que há interesseiros, desempregados da política à procura lugares. Na prática, os centralistas do costume (Rio, Veiga, JPABranco, JPPereira, MRSousa, Cavaco, Durão, Borges, etc) estão com MFLeite. Os centralistas zangados com o Centralismo estão com PPCoelho. Todos eles seriam apoiantes de PPCoelho no dia seguinte a uma vitória deste...

Mais grave ainda é aquilo que já se percebe das intenções de MFLeite: Fazer uma coligação com Sócrates em 2009. Perante a subida do PCP+BE+Alegres, que já alcançam 20%, o PS sem maioria absoluta teria que se coligar com alguém que mantenha o «status quo» dos interesses oligárquicos de Lisboa. Estavam a preparar-se com notável antecipação para governarem-se mais 4 anos. Caso ela ganhe, obviamente teria que esperar por uma candidatura de Rui Moreira na lista de algum partido ou votar PCP (o BE é contra a Regionalização e Centralista). A não ser que LFMenezes ou alguém avancem com um partido populista/regionalista...

Assim o melhor que o Norte tem a fazer é mesmo apoiar PSLopes. Enganaram-me com Guterres/Nogueira em 95, mas votei pela primeira vez no PSD em 2005. A regra é simples votar sempre contra o «status quo».

13 comentários:

Asdrúbal Costa disse...

Artigo interessante mas só uma pequena nota. A constituição proibe-nos de ter partidos regionalistas, talvez como forma de assegurar o poder ao bloco centralista.

BOm fim de semana

Pedro Morgado disse...

Discordo. O país primeiro, o Norte depois.

josé manuel faria disse...

Está enganado. O Bloco defende a regionalização ( Regiões - Plano).

Jose Silva disse...

Pois Pedro, algo parecido com isso tem existido sempre: Lisboa 1º, Portugal depois. Por isso eu escolheria quem diz que Portugal não é Lisboa. Infelizmente Braga não se junta ao Porto nesta causa. Infelizmente depois queixam-se do Porto.

JMFaria: PF envie-me um link do apoio do BE à Regionalização.

Zé Luís disse...

O meu raciocínio é rigorosamente idêntico. E já que ganhou MFL, para se manter o statu quo e os dois do Bloco Central andarem a coçar as costas um do outro, também vou votar PCP.
Será a 1ª vez e nunca me imaginei tão perto desta hipótese agora certeza.
Espero ter mais "sorte" do que a última 1ª vez em que malfadadamente votei PS. Foi a 1ª e última.
A corja que arruinou a democracia e entravou o desenvolvimento do PAÍS está há 33 anos a fazer do mesmo.

josé manuel faria disse...

http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=5924&Itemid=130.

Suevo disse...

Não há explicação Freudiana que lhe valha...

O José Silva quer-se suicidar economicamente (e não só) votando na extrema-esquerda que tem toda a sua base de apoio na mouraria.

É uma demonstração de incapacidade e impotencia da sua parte que devia envergonha-lo.

Depois desta acho que deve consultar o seu psicologo com alguma urgencia.

Pedro Morgado disse...

Caro José Silva,

Estas eleições internas do PSD não são uma guerra Norte-Sul. Pedro Santana Lopes seria um péssimo candidato a Primeiro-Ministro.

Por acaso, o distrito de Braga até votou maioritariamente PSL.... Infelizmente.

Jose Silva disse...

Pedro,

Cedo ou tarde se arrpenderá.

Jose Silva disse...

M Costa: Chegou tarde à Blogosfera. A constituição também prevê a Regionalização... O PDA é um partido regional e legal. É possível criar um partido «nacional» com ideologia regionalista de cada região, incluindo até Lisboa.

Jose Silva disse...

Suevo,

Você devia era arranjar um blogue ou um partido que tivesse mais audiência que você próprio numa sala de espelhos.

Asdrúbal Costa disse...

Caro José Silva

Sim de facto cheguei tarde à blogosfera, mas mais vale tarde que nunca :)
Não compreendo bem a questão dos partidos regionalistas. Estive a ler a constiutição e esta é bem clara ao referir que não podem existir partidos de carácter meramente regional, prevendo apenas a criação de regiões administrativas e não autónomas.
Creio que se há partidos que defendem estritamente uma região que então estes usam alguma forma "encoberta" para o fazer

Cumprimentos

Asdrúbal Costa disse...

Peço desculpa caro José Silva, já entendi o que queria dizer e de facto é uma solução muito interessante.
Já agora gostaria de referir que o meu lema é: o norte é o país e está sempre em primeiro.

Leituras recomendadas