20070801

Mais areia...

Diário Económico: "O antigo presidente da Portugália, Ribeiro da Fonseca, disse ao DE que a portela poderá crescer até 20 a 25 milhões de passageiros..."
Mário Lino: "Não conheço nenhum estudo que diga que a Portela pode chegar a 25 milhões de passageiros. Só conheço estudos que dizem que pode chegar aos 15 ou 16 milhões de passageiros. São estudos conhecidos - encontram-se no site da NAER"
PMS: Não conhece, mas devia. Existem dois relatórios aqui e aqui citados que afirmam que a Portela pode receber 21 milhões de passageiros, e são conhecidos pelas autoridades aeroportuárias desde Julho de 1999.

Mário Lino: "(...) Estas obras permitem receber os tais 17 milhões de passageiros"
PMS: Pensei que tinha dito que os estudos apontavam para um limite de 15 ou 16 milhões de passageiros...

7 comentários:

Anónimo disse...

muito desinformação neste blog... Vejamos o novo terminal inaugurado ontem na Portela:

"Os acessos ao terminal serão efectuados através de um arruamento localizado na Alameda das Comunidades Portuguesas, sem disponibilidade para zonas de estacionamento. Apenas será permitida a largada de passageiros que se desloquem de táxi, em autocarros de turismos ou que sejam transportados em carros particulares."

Fonte: Diario Economico

So por este paragrafo percebe-se que o aeroporto da portela actualmente são remendos atrás de remendos... é preciso um novo aeroporto claramente.

PMS disse...

Tem razão, são remendos. Aliás, eu já tinha citado Ribeiro da Fonseca (ex-presidente da portugália) acerca disso isso:

“É mais uma obra de aparente melhoria do aeroporto que falhará os seus objectivos. A obra está mal pensada, como de resto todo o aeroporto, e não vai ajudar a descongestionar quase nada. Só serve para acomodar a posição fechada do Governo: que a Portela está esgotada e que é preciso fazer a Ota. Não é verdade. É completamente falso.”

"Ribeiro da Fonseca diz que conhece os consultores internos da ANA (entidade gestora da Portela) e que lhes perguntou se tinha sido alguma vez posto sobre a mesa a questão da optimização da Portela. “Disseram-me que não. Disseram-me que nunca lhes tinham perguntado o que era preciso fazer para remodelar o aeroporto de modo a aumentar a capacidade e os anos de vida.”

"Primeiro, seria preciso fazer obras bem planeadas no aeroporto de Lisboa. Isso prolongaria o prazo de validade da Portela."

Pode ler tudo aqui: http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/empresas/pt/desarrollo/1021204.html

Fonte: Diário Económico

Aliás, eu já tinha citado este artigo aqui: http://norteamos.blogspot.com/2007/07/renovada-portela-pode-receber-20-25.html

Os remendos não se fazem por falta de espaço, fazem-se por falta de planeamento.

António Alves disse...

Há muito espaço em Figo Maduro e na área das instalações da TAP para fazer ampliação com olhos no futuro. Mas o que interessa é um aeroporto novo, de preferência num sítio inapropriado para ficar o mais caro possível. É a trilogia financiamento partidário, empreiteiros das obras públicas e bancos financiadores em todo o seu esplendor. Hão-de levar-nos à miséria. Talvez seja melhor assim: um dia só haverá espaço para a revolta. E elas, as revoltas, normalmente partem do Norte.

sguna disse...

São remendos muito caros:380 000 000 euros (segundo o Público).

PMS disse...

Caros face à possibilidade de fazer as coisas bem feitas.

Baratos face aos 6 000 000 000 € da OTA...sem contar com posteriores remendos.

J. Fernandes disse...

Estudo final da CIP aponta solução final Portela mais 1, sendo esse alcochete, poupanças na ordem do 60 a 70%.

Estudo de uma universidade do Norte, Aveiro, e não apenas do Técnico como diz a comunicação social, aponta para uma melhor solução e a menos de metade do preço!!

vejam em
http://q3.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ae.stories/6395

Anónimo disse...

É exactamente esta discussão que "eles" querem. Dar a ideia que ouviram, estudaram, e a "opção" OTA impõe-se. Vai um totobola?

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