20070802

CIP recomenda Portela+1

Os autores do estudo da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) para a construção do novo aeroporto de Lisboa defendem a opção "Portela + 1" e avançam com novas conclusões. A CIP equaciona Alcochete como aeroporto principal, que funcionaria numa lógica de commplementaridade. A Confederação defende a existência de dois aeroportos, sendo que o de Alcochete iria gradualmente, e ao fim de 20 anos, substituir o da Portela.

À medida que o tráfego aéreo for crescendo este será transferido para o novo aeroporto a sul do Tejo, construído faseadamente, "numa lógica de complementaridade e não concorrência", defendeu ao DN, Carlos Borrego, um dos especialistas da Universidade de Aveiro que lidera o projecto da CIP.

A Portela poderá assim manter-se como um aeroporto mais pequeno e servir as rotas de baixo custo (vulgo low cost) aviões de menor dimensão. A CIP revelou que a solução “Portela +1" apresenta também vantagens nos custos em comparação com a OTA, representando uma "redução na ordem dos 60 a 70%".

Enquanto que a solução do Governo custa aos cofres do Estado "7200 milhões de euros", Alcochete "fica-se pelos 3500 ou 4 milhões de euros", defende o ex-ministro ao matutino. Além da poupança nos custos da obra, Alcochete apresenta igualmente vantagens ambientais e a possibilidade de ser construída apenas uma pista.
In AEIOU (versão completa no DN), publicado por sugestão de José Alberto Brito Ribeiro

Adenda 1: "O DN contactou o Ministério das Obras Públicas, que disse que Mário Lino não faria comentários às posições de Carlos Borrego. Fonte oficial lembrou, no entanto, que o Governo não labora num cenário de dois aeroportos porque "não há viabilidade económica para isso", nem que ficasse Alcochete só para o tráfego das companhias low-cost: "Com as tarifas baixas não se pagaria o aeroporto de Alcochete". Mais, a TAP também só funciona num aeroporto, pois trabalha no sistema de placa giratória."

Adenda 2: A Associação Comercial do Porto (ACP) apresenta para a semana a equipa que também irá trabalhar num estudo "Portela + 1". Ao DN, o empresário Rui Moreira diz que irá tratar-se de "um estudo sério e sustentado".

Comentário à Adenda 1: O Governo insiste no imbuste. "A Portela +1 não funciona porque a OTA é muito cara, e portanto a OTA não pode funcionar ao mesmo tempo que outro aeroporto". Resta-me lembrar, mais uma vez, o evidente: que o +1 não é a OTA. Por consequência, a viabilidade económica da Portela +1 tem que ser estudada para cada caso concreto. Note-se que Londres tem 4 aeroportos.

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