20080229

Se acertamos, então Norteamos IV: Os prejuizos do ASC

Belmiro começou a estudar a hipotese de gerir o aeroporto, o modelo de negócio, as condições de operação e rentabilidade. Concluiu:

«um possível investimento no aeroporto Sá Carneiro "tem 99 por cento de ser um perdócio", ou seja, um negócio para perder dinheiro».

Nada de novo, nada que não se pudesse ver ao longe:

«devemos levar em consideração por uma vez o que o ministro Lino diz, quando afirma que o ASC dá prejuízo, que Lisboa é que o tem que sustentar, e que e se fosse autonomizado, fechava as portas no dia seguite. Também é por isso que não existem interessados a Norte em explorar uma infra-estrutura cara que de facto dá prejuizo. Parece que a conspiração contra o ASC vem de longe. Parece que tudo foi feito para impedir que seja rentável e que atraia muitos operadores aéreos»

3 comentários:

PMS disse...

"A conferência prosseguiu, já sem o empresário, agora centrada sobre se o Norte e a Área Metropolitana do Porto precisam de um novo ciclo de obras públicas. A ideia geral é que não falta."

"Rui Moreira realçou que "cada obra pública deve ser justificada em função das necessidades" e após uma avaliação da relação "custo-benefício"."

Parece que o Porto, afinal, tem agora o mesmo critério para os seus projectos que aplica aos projectos nas outras regiões.

De facto, não precisamos nem de pontes de 2.000 milhões, nem de TGV's de 4.500 milhões. Temos problemas concretos e temos de os resolver.

Mas como dizia ontem o Prof. Leonardo Costa, falta fazer a lista de necessidades (prioritizadas) da região. Sem isso, andaremos a aplicar o dinheiro nos locais errados.

PMS disse...

E eis o caminho para a recuperação da economia nortenha. São os empresários que sabem promover o nosso país internacionalmente que estão a fazer a diferença.

http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=312430

E o que cada um de nós pode fazer pelo norte?

Jose Silva disse...

Pois Pedro. A minha questão é a eficiência/produtividade do tempo gasto a nortear. Haverá alternativas mais rentáveis ? Os resultados são positivos, mas valerá a pena continuar ? Basicamente são as minhas dúvidas

Leituras recomendadas