Caros promotores do Braga-Porto 40 minutos,
Desde logo os meus parabéns pela vossa iniciativa.
Apesar de meritória, ela será impossível de realizar se não houver uma alteração radical na estratégia que o MOPTC tem para o canal ferroviário Braga-Porto, mesmo após a conclusão da variante da Trofa. Reparem que está previsto pelo MOPTC:
- A utilização do canal Braga-Porto para a circulação do Comboio de Velocidade Elevada (CVE) Porto-Minho-Vigo (PMV);
- A utilização do canal Braga-Porto para o trasnporte de marcadorias;
- Para a zona da Maia-Trofa, jundo à Siderurgia Nacional, a instalação de uma plataforma intermodal;
Por outro lado, não está prevista a quadruplicação da linha entre Porto-Ermesinde. Neste cenário, com excesso de trafego e falta de canal horário, a vossa proposta será impossível de realizar !
No entanto, há uma alternativa: A ligação do CVE PMV, a sul de Braga, usar um novo cana litoral em vez do actual, tal como explico aqui. Criando uma ligação Braga-Nine-AeroportoSáCarneiro-Campanhã, em perfil de velocidade elevada, ficariam assim garantidas condições para que efectivamente os sub-urbanos da CPPorto efectuassem o percurso entre as 2 cidades nos 40 minutos pretendidos.
Assim, apelo ao vosso movimento para se juntar ao Norteamos na defesa do traçado litoral do CVE PMV, pelo menos a sul de Braga com passagem obrigatória no ASC.
1 comentário:
" Criando uma ligação Braga-Nine-AeroportoSáCarneiro-Campanhã, em perfil de velocidade elevada"
Isto é o comportado pela 2ª fase desta obra, tal como tem sido claramente dito nos jornais, vezes repetidas.
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