20080206

Estratégia para o Calçado

Ao cuidado de Felgueiras e S. João da Madeira:

A indústria portuguesa de calçado deve abandonar definitivamente o mercado dos preços baixos e apostar em «parcerias consolidadas» nos segmentos mais altos e especializados dos mercados de Espanha, França e Itália, defendeu o economista Daniel Bessa.

O Norteador CCZ vai mais longe ao desmontar o desatento conceito de Produtividade de Pedro Arroja: É possível aumentar a competitividade subindo os salários:

Quem conhece o mercado dos seus produtos e serviços, quem conhece os clientes dos seus produtos e serviços, e tem um caso amoroso com esses seus produtos e serviços, pode vir a descobrir que existe uma outra alternativa, espectacular, porque muito mais poderosa que as outras duas, para aumentar a produtividade, para dar saltos de produtividade. Para isso há que apelar ao lado direito do cérebro, ao lado criativo, ou como diz Pedro Arroja, o lado católico. A criatividade permite partir, rebentar as grilhetas, as algemas limitativas dos custos, e descobrir um mundo novo o mundo da criação de valor, o infinito mundo da criação de valor. Nesse novo mundo, a produtividade aumenta, mesmo que aumentem os custos, desde que eu produza peças diferentes, peças com maior valor acrescentado, peças tão diferentes e atractivas, que os clientes estão dispostos a pagar mais por essa diferença e atracção.

Fica entretanto aqui o exemplo de uma empresa de Gaia que conseguiu dar o salto:

Olímpio Martins criou um novo conceito de sapatos, provando que é possível inovar em sectores tradicionais como é o do calçado. A Made in Space representa um produto versátil e confortável que vem dar resposta à crescente necessidade de adaptação a situações diversas. Se sair de casa com sandálias e começar a chover, o problema desaparece num minuto, o tempo de correr o zipper, e convertê-las em botas.

 

Sem comentários:

Leituras recomendadas