20070801

A Nova Ponte de Leixões

Acerca da nova ponte sobre o Porto de Leixões, e para esclarecer algumas papoilas saltitantes que por aqui anonimamente comentam as nossas postas, convém dizer que o Estado central não investiu lá um tostão. Como tudo aqui no Norte, foi o próprio porto que a pagou. A APDL, gestora do Porto de Leixões, é a única entidade do género que apresenta lucros no fim do ano. Em 2006 obteve um resultado líquido de 6,072 Milhões de Euros; em 2005 obteve 3,5 Milhões de lucro e em 2004 3,7 Milhões. Como se vê já não é de hoje o bom desempenho da APDL. Convém dizer, só para que conste, que as suas congéneres de Lisboa e Sines apresentam anualmente volumosos prejuízos.

No ano de 2006 o Porto de Leixões processou um volume total de carga que atingiu os 14,016 Milhões de toneladas, o Porto de Lisboa 11 Milhões e o Porto de Sines 26,9 Milhões de toneladas. O Porto de Leixões é também o campeão de carga contentorizada, com um volume de 3,88 Milhões de toneladas. O Porto de Sines praticamente só processa crude e produtos petrolíferos para a Petrogal mais carvão para a EDP (central do Pego), atingindo estas cargas 93% do movimento total. A carga contentorizada é residual. Não fosse o encaminhamento - forçado pelo Estado - dos graneis para esse porto, este estaria às moscas. É um fruto da elefantíase centralista que já vem do tempo do Marcelo Caetano. Nunca ninguém o quis e agora vão construir-lhe uma ligação ferroviária a Espanha para ver se o vendem aos espanhóis.

Como se vê o Estado não gastou um tostão na nova ponte de Leixões. Ela custou apenas 14 milhões de euros. Já está paga há muito. Por aqui não há almoços grátis. O Estado vai continuar a arrecadar os lucros de Leixões.

Os Portos de Mar nacionais, porque são geridos por entidades autónomas e em concorrência, são um exemplo do que poderia ser a gestão dos aeroportos se estes estivessem sujeitos ao mesmo modelo.

Biblionetgrafia:

http://www.publico.clix.pt/carga_transportes/noticias.asp?id=1299973

http://jn.sapo.pt/2006/02/22/grande_porto/registo.html

https://www.apdl.pt/gca/index.php?id=1178640347

http://www.ine.pt/portal/page/portal/PORTAL_INE/Destaques?
DESTAQUESdest_boui=5585018&DESTAQUESmodo=2

4 comentários:

Anónimo disse...

Por aquilo que leio, creio que o porto de Sines é o melhor a nivel nacional.

António Alves disse...

provavelmente não sabes ler ou só lês panfletos propagandistas. recomendo-te a consulta das estatísticas do INE e os relatórios e contas das administrações portuárias. o correio da manhã não é propriamente uma fonte de informação credível :->

Anónimo disse...

"Porto de Leixões, é a única entidade do género que apresenta lucros no fim do ano. Em 2006 obteve um resultado líquido de 6,072 Milhões de Euros; em 2005 obteve 3,5 Milhões de lucro e em 2004 3,7 Milhões. Como se vê já não é de hoje o bom desempenho da APDL. Convém dizer, só para que conste, que as suas congéneres de Lisboa e Sines apresentam anualmente volumosos prejuízos."

os nortenhos sempre foram melhores gestores.
mas contratem uns gestores la do sul de sangue mouro e daqui a uns anos la se vai o lucro de leixoes.. ahh bendito sangue do norte

se fossemos independentes, estariamos muito melhor economicamente, o nosso povo tem capacidade para isso, mais que a mourada

Jose Silva disse...

Excelente António !

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