20070827

Norte paga pior

"É na Região Norte de Portugal continental onde os salários mais baixos têm um peso maior e a tendência é decrescente à medida que se vai para o Sul. Segundo os dados do INE, 4,9% das pessoas que trabalham para terceiros ganham menos do 310 euros. Esta percentagem desce para 4,1% no centro, 3,1% em Lisboa, 3% no Alentejo e 2,4% no Algarve.

Em todas as regiões, exceptuando Lisboa e Vale do Tejo, é no escalão entre os 310 e 600 euros que se encontra a maioria dos trabalhadores por conta de outrem. No Norte, são mais de metade (53%), o dobro da percentagem em Lisboa (25). No Centro, Alentejo e Algarve, este escalão remuneratório abrange 44,5%, 46,2% e 38,5%.

É por haver tanta gente nos escalões remuneratórios inferiores que o vencimento líquido mediano se afasta tanto do médio. O valor médio é de 712 euros, mas o mediano, que leva em conta a distribuição das pessoas pelos vários escalões, é de apenas 560 euros. Ou seja, metade dos portugueses ganha até 560 euros."

Na íntegra no DN

1 comentário:

Pedro Javier Mazzoni disse...

Apesar de não ter dados que suportem a minha afirmação, penso que em geral as pessoas em Lisboa não ganham mais do que no Norte, na verdade penso que se fosse utilizada a mediana como medida, daria mais uma ideia daquilo que falo. A questão penso é que com a concentração de sedes de empresas em Lisboa, bem como muitos cargos púlicos de topo empurra para cima a média. Como eu costumo dizer se é trabalho com mão de obra intensiva manda para os outros, se é back office de alguma multinacional com dezenas ou centenas de empregos qualificados (e mais bem remunerados), então fica por Lisboa para haver um pouco de equidade.

Leituras recomendadas