20070806

Efeitos a Norte da recessão económica internacional que se aproxima

Nos últimos anos o mundo tem tido taxas de crescimento económico saudáveis. Portugal por, sua vez ocupa o lugar 196 no crescimento em 2006, juntamente com paises como a Coreia do Norte, Kiribati, Seicheles e Zimbabue. Se juntarmos a este facto as evolução do Norte abaixo da média nacional nos últimos anos, verificamos efectivamente quanto mal estamos (Isto é mais um indicador de que debater a alienação futebolística é um erro; Voltarei ao tema oportunamente).

Ora este cenário negativo da região só não foi pior por causa da nossa ainda capacidade exportadora. Beneficiamos de uma economia espanhola e europeia em crescimento que consegui absorver as nossas produções.

O crescimento económico mundial tem sido sustentado pelo crédito imobiliário no mundo ocidental e crédito para investimento industrial na China. Porém o crédito está a ficar mais arriscado e caro. O crash no imobiliário espanhol já se deu. Nos EUA está a dar-se. Os mercado estão em queda e Dow Jones, acima representado, provavelmente hoje cairá ainda mais.

Se numa conjuntura europeia e mundial, o Norte teve o desempenho que conhecemos, imaginem o que nos irá acontecer com a recessão que se avizinha.

18 comentários:

Anónimo disse...

"Nos últimos anos o mundo tem tido taxas de crescimento económico saudáveis. Portugal por, sua vez ocupa o lugar 196 no crescimento em 2006, juntamente com paises como a Coreia do Norte, Kiribati, Seicheles e Zimbabue"

Não fazia ideia..
lol estamos bem estamos..
ai ai quem me dera ser espanhol ou ter um norte independente..
cheira-me mas é que la vou ter de tentar a emigraçao como os outros.

Rui Valente disse...

Caro José Silva,

Todos os gráficos, tabelas ou seja lá o que for, que possam contribuir para melhor avaliarmos a situação em que nos encontramos serão bem vindos, desde que, como é óbvio sejam credíveis. Mas ao contrário do que diz, não acho que todos os comentários relacionados com o futebol sejam forçosamente sinais de alienação. Bem pelo contrário! Há casos, em que melhor do que outro sector de actividade, revelam com maior evidência o tratamento desonesto, desigual e até anti-democrático do centralismo!
Parece-me, é que o José Silva por qualquer razão (se calhar justificável), desenvolveu um preconceito para com o futebol semelhante ao de certos políticos da nossa praça (que o José bem conhece), que para atenuarem o impacto na opinião pública das suas políticas obscuras desviam-nas para o mundo do futebol, estigmatizando-o ao mesmo tempo que se "purgam". O futebol é o clister dos políticos!

Jose Silva disse...

Caro Rui,

Suspeito que as alegações contra PC sejam verdadeiras, mas defendo o direito de PC a usar todas as técnicas para atingir os seus objectivos. O futebol é uma actividade privada e dar fruta a concorrentes nao é crime. Alem do mais sei que LFV tentou montar um negócio de fruta e foi impedido por PC. Támbem sei que PC e RT tem uma empresa num offshore por onde passam transferências de jogadores, «roubando» portanto o FCP.

POrtanto nada tenho contra o FCP ou PC. Acho que fazem muito bem em usar moral cinzenta em negócios privados. Aliás, face à moral cinzenta escura lá por Lisboa, não tenho qualquer problema em aceita-la.

A minha questão é outra. A minha tese central é que o as vitórias do futebol mantém o Norte satisfeito e calado, quando não o devia estar. Não podemos ser uma região que compete com os atois do Pacífico em termos de crescimento económico, uma região prejudicada por Lisboa, comissários políticos e sociedade cívil submissa e andar a reclamar com o campeonato do Circo. Temos que perceber de uma vez por todas que nos colocarmos atrás do FCP/PC é sermos manipulados pelos centralistas.

Compreende ?

Jose Silva disse...

«Temos que perceber de uma vez por todas que nos colocarmos atrás do FCP/PC é sermos manipulados pelos centralistas. »

De outra forma: Centrar o discurso de defesa do Norte nas questões do futebol é precisamente aquilo que os centralistas pretendem: Que fiquemos entretidos com os trocos.

Rui Valente disse...

Está a ver como é... o José tem dúvidas, o José suspeita...e como não podia deixar de ser, o 1º nome que lhe ocorreu para exemplificar foi logo o de PC. E por que não um outro nome menos badalado pelos media? Sim, por esses mesmos media que diz aproveitarem-se da "nossa" alienação futeboleira para nos darem a volta?
Vai-me desculpar, mas pelo que vejo deram-lha, bem dada, a si também José.
Já reparou que passamos a vida a suspeitar de tudo e de todos? Aonde é que isto nos poderá levar?
Para mim, PC é tão ou menos suspeito como LFV ou qualquer outro dirigente. A diferença está em PERCEBER a quem interessa MAIS levantar suspeitas e ter TODA A COMUNICAÇÃO SOCIAL LISBOETA ao seu serviço!
Não sou advogado de defesa de PC nem de ninguém, mas o que não irei nunca, é insinuar que a caça à raposa que lhe moveram é um duelo igual, que não é! De um lado há um arsenal de guerra forte e poderoso chamado media. Do outro, só a inteligência, a matreirice de raposa. Depois, resisto a colar-me à banda de energúmenos muito piores do que ele, só para ver se conseguem enfraquecê-lo para mais tarde (que é afinal o verdadeiro objectivo) atingirem o clube que dirige, o FCP.
Mas desses vampiros, parece que ninguém gosta de mencionar os nomes. Por que será?
Mas, pode estar certo que não é isso que me fará adormecer, como nunca foi. Estou atento, mas não vou entrar no jogo sujo de me antecipar à justiça. E até prova em contrário, tenho uma dívida de gratidão para com PC que infelizmente não tem paralelo com todos os especialistas em matéria de política e economia que até ao momento apareceram em Portugal. PC na sua área (que é o futebol)fez elevar o nome da cidade do Porto para patamares superiores às suas capacidades reais,enquanto os especialistas políticos sugam-nos o couro e o cabelo e também já nos querem roubar os afectos. E isso eu não vou deixar. Ainda que me chamem o Rei dos Alienados!
E a prova de que o futebol não serve para amansar as pessoas e desviá-las dos assuntos mais sérios,sou eu mesmo, você e todos os que aqui e noutros lugares vão fazendo o que podem para mudar as coisas.
Compreendeu-me agora, José?

Jose Silva disse...

Caro Rui,

As minhas supeitas e certezas nada tem a ver com a comunicação social que nem leio.

Bases da minha argumentação:
1. Ex-colega de trabalho, ligado ao andebol, relatou-me que Reinaldo Teles em tempos terá fornecido pedofilia a árbito de jogo europeu;
2. Funcioário da ACPorto disse-me que PC&RT tem uma empresa no off-shore de Montevideu onde passam negócios de jogadores;
3. Sócio de ex-vice-presidente de LFV no SLB, com quem trabalhei diariamente entre 2003 e 2006, disse-me que este tentou montar um negócio de fruta, mas que PC não deixou.

Como vê, são conversas fora da comunicação social e privadas. Como já pode ter reparado, sei lêr as entrelinhas e não me gui por jornais.
Adicionalmente, acho que PC tem todo o direito de curromper árbitros.
Continuo a dizer que estes temas não interessam ao Norte. São apenas uma pequena parte das nosas reivindicações.

Jose Silva disse...

Peço desculpa pelos erros.

Rui Valente disse...

Caro José,

Se eu lhe disser que um ex-colega de trabalho me disse que Maria José Morgado come ratos ao pequeno almoço, acredita?
Se lhe disser que me disseram que Cavaco Silva é um grande pedófilo assina por baixo?
Convenhamos que isso cheira a pura boatice e não dignifica nada quem a ajuda a propagar.
E se eu lhe disser que suspeito de quem lhe deu esse tipo de "informações" fica chateado comigo?
Está a ver onde nos pode conduzir a má língua, o disse-que-disse?
Conhece as dimensões de uma coisa muito feia chamada INVEJA?
Pense nisso. Cada um acredita no que lhe convém acreditar.
Quanto a RT, é um homem como tantos outros ligado à noite, provavelmente com um estilo de vida pouco recomendável, mas é o que há mais por ESSE PORTUGAL PROFUNDO, COM LISBOA ESPECIALMENTE PROLÍFERA NA MATÉRIA, mas parece que o puritanismo só tem olhos para esta cidade e para os lados do Dragão...
Disso, é que já não tenho
dúvidas, porque é mais do que constatável, é facilmente provável.

Jose Silva disse...

OK, Rui.

Responda então às outras alegações. Aquilo que me contaram na ACPorto e sobre a tentativa de LFV montar um negócio de «fruta».

António Alves disse...

Caro José Silva, gostava que me explicasse uma coisa: a lista de personalidades abaixo, membros do conselho consultivo do FC Porto, nomes conhecidos da indústria, política, medicina e outras áreas notáveis da sociedade, personalidades acima de qualquer suspeita, sabem de tudo isso e são coniventes com o roubo da própria instituição por dois dos seus mais importantes administradores? Não têm eles medo que a sua honorabilidade seja arrastada para a lama caucionando com o seu nome fornecedores de "pedofilia" a árbitros?

Conselho Consultivo

Alípio Dias (Presidente)
Adolfo Roque
Álvaro Pinto
Álvaro Rola
Américo Amorim
António Gonçalves
António Lobo Xavier
Armando Pinho
Artur Santos Silva
Domingos Matos
Fernando Pimenta
Fernando Póvoas
Ilídio Pinho
Ilídio Pinto
João Espregueira Mendes
João Pinto
Jorge Armindo
Ludgero Marques
Rui Moreira

Não será melhor pensar um bocado antes de dar ouvidos a "diz-se que diz-se" ou a leituras acríticas do correio da manhã? O melhor é deixar esta história chegar ao seu fim judicial e depois emitir opinião.

Rui Valente disse...

Caro José,

Não respondo a outras acusações, porque nada de concreto conheço. Difamar está na moda, mas eu não tenciono segui-la.
Como portuense, a única resposta que posso dar-lhe, é que tenho a CERTEZA de andar a ser espoliado dos meus mais básicos direitos de cidadania, por uma série de garotos cuja competência maior foi a de nos colocarem uns contra os outros, quando devíamos estar unidos. Mas issso, já percebi, é música celestial para alguns ouvidos e assim vamos continuar a ser espezinhados.

Jose Silva disse...

Caros amigos,

Em 1º lugar tenho a dizer que apesar não ser adepto de futebol nada tenho contra a gestão de negócios privados de PC&RT. Se eles roubam o FCP ou se corrompem arbitros não é problema para mim. São negócios privados. Todas as empresas tem p.e. problemas na gestão de kickbacks do sector de compras e isso não é corrupção porque se passa entre entidades privadas!!!
Em 2º lugar a minha tese é que as vitórias do FCP servem para anestesiar o Norte. Preferia que não as houvesse. Havendo, que sirva ao menos para atrair turistas e facilitar os 1ºs contactos nas exportações;
Em 3º lugar, pessoas ligadas ao Benfica, tão alto como ex-vice-presidentes de LFV, me disseram que este também tentou montar um esquema de fruta, mas que PC não deixou que avancasse. Vindo de quem veio, eu acredito e acho que faz sentido acreditar.
Em 4º lugar, as personalidades que apoiam PC seriam naturalmente as primeiras a se mostrar indisponíveis caso um dia PC fosse condenado. Estamos em Portugal...Regionalistas de aviário, 99,9% de esquerdistas no 26 de Abril de 74, etc
Por último, o apito dourado morrerá afónico, isto é, não terá qualquer resultado. A prova é a escolha de MJM, que com o marido fazem uma dupla que garante alarido e irrelevancia. Os centralistas não dormem. Sabem que para se governarem é necessário dar comprimidos azuis aos lisboetas e canas com cenouras ao Norte.
Penso que tudo isto é obvio. Por isso sou contra o afunilamento dos assuntos Norte-Lisboa em torno do futebol. Quem se prejudica somos nós e não eles. Prova ? Perante a miseria que somos e a recessão que se aproxima, discutimos detalhadamente futebol. Assim não vamos mesmo lá.

Rui Valente disse...

Conclusão:
Como o FCPorto ganha,então
eu faço parte do imenso grupo de anestesiados. Segundo essa lógica, quando começar a perder, o povo vai passar a dedicar-se mais à política.
Bem vistas as coisas, não sei o que estou aqui a fazer.

António Alves disse...

caro José,

Eu acho que quem sobrevaloriza o futebol e os seus efeitos no suposto anestesiamento do povo é o amigo. Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Essa parece uma daquelas teses esquerdistas do pós 25 de Abril, ao estilo "educador da classe operária" em que tudo era alienação do povo. Principalmente quando o povo não votava como os "iluminados" gostariam que votasse. É perigoso achar que o povo é parvo. A sua tese, no limite, obriga-nos a defender que a miséria total seria óptimo. Pois assim o "povo" finalmente descobriria a sua situação.

Jose Silva disse...

Caro António e Rui,

Reconheço que a minha tese da alienação do povo pelo futebol possa parecer marxista ou exagerada. Mas vejamos os factos:
1. Aqui o José Mesquita mostrou que está atento aos problemas da repartição do tempo de antena pelos clubes http://norteamos.blogspot.com/2007/07/provincianismosii.html. No entanto não tem sido abubdabtes outros contributos no Norteamos...
2. Numa dos vários debates sobre Norte, cadilhe uma vez disse e bem: Se fosse para falar de futebol a sala estaria cheia.
3. Não falta blogues para discutir FCP. Para falar sobre o Norte, há poucos.
4. O nº de residentes que sabe quem são os reforços do FCP para a próxima época é 10 vezes superior ao nº de residentes que percebe o significado da OTA para o ASC, por exemplo;

Acredito que ambos sejma um excepção. Mas julgar que o futebol não cria alienação é um erro. Efectivamente, se o FCP fosse prejudicado, o povo começava a protestar. Por isso é que os centralistas dão-nos a bola para nos entretermos e não os chatiarmos.

Rui Valente disse...

E as telenovelas? E a opinião publicada? E as TV's todinhas bem instaladas na Lisboa democrática e politicamente "esclarecida"? E os debates, sem contraditório? E os fóruns da TSF? Não alienam?
Se calhar o José anda distraído e a dar ouvidos a gente pouco recomendável.
O que é mais estranho em tudo o que argumenta, é parecer ignorar que os maus hábitos mundanos são muito antigos e estão disseminados por todo o país, em todas as profissões e não exclusivamente num homem ou num clube de futebol.
Aquilo lá em baixo é tudo gente séria, é? Mas quem são eles para dar lições ao país? Uns usurpadores do património da nação? E os clubes também são todos sérios? E os dirigentes?
Mas afinal onde quer chegar? Desculpe, mas eu não consigo percebê-lo e assim sendo não vejo porque hei-de continuar a participar neste blog.
A minha colaboração termina aqui.
Felicidades

Jose Silva disse...

Caro Rui,

Calma. Vou contacta-lo por email.

Jose Silva disse...

Mais acima escrevi isto:

«Acho que fazem muito bem (FCP/PC) em usar moral cinzenta em negócios privados. Aliás, face à moral cinzenta escura lá por Lisboa, não tenho qualquer problema em aceita-la.»

Leituras recomendadas