20081125

Investimento em Infraestruturas

O New Deal tinha como objectivo reduzir o desemprego através de um forte investimento em infra-estruturas. Naquela altura, a sociedade industrial ainda caminhava para a maturidade, e a maioria dos desempregados eram operários pouco ou nada qualificados.

Hoje vivemos numa economia de serviços, e estamos a entrar na economia do conhecimento. Alguém me explica como é que, no curto prazo, estes investimentos vão ajudar a reduzir o desemprego?

E como é que os investimentos que podem absorver mão de obra pouco qualificada são feitos na região de Lisboa e litoral centro (entre Porto e Lisboa), onde se concentra a população mais qualificada do país?

Por isso, por favor arranjem um motivo melhor para que estes investimentos sejam feitos do que a conjuntura de curto prazo. É que baixar impostos é mais eficaz do que investir em infra-estruturas. Que é como quem diz, não preciso da ajuda do Governo para desperdicá-lo. Sei fazer isso sozinho. E até posso cometer a loucura ("ironia") de fazer algo de útil com ele.

4 comentários:

Ventanias disse...

Caro Pedro,

Sobretudo se os investimentos forem em obras megalómanas, de rentabilidade duvidosa - para não dizer negativa - e de difícil financiamento (acesso ao crédito, quero dizer)...

Abraço

CCz disse...

"Alguém me explica como é que, no curto prazo, estes investimentos vão ajudar a reduzir o desemprego?"
.
Caro Pedro, vão ajudar a reduzir o desemprego em Cabo-Verde e na Ucrânia... não percebo a dúvida.

Pedro Menezes Simoes disse...

Está certo, temos que ser uns para os outros...

Vitor Melo disse...

Olá! Eu sou o Vítor Melo de Chaves.
Desde já, queria dar os Parabéns ao autor deste blog, pela qualidade dos conteúdos apresentado, que dignificam um pouco a imagem do Porto e do norte de Portugal.
Gostaria se possível, de divulgar no seu blog, dois blogs que eu oriento.
Os 2 blogs são:
- Grupo de Jovens Emanuel: http://gjemanuel-chaves.blogs.sapo.pt
- Aprender a brincar: http://ticegrupo12.blogspot.com/

O primeiro blog é de um grupo de jovens da Paróquia de Santa Maria Maior em Chaves. No blog divulga-se um pouco sobre o grupo, as actividades dele e outras coisas do género.
O 2.º blog divulgasse-se algumas sugestões de leituras; sugestões de actividades para crianças e educadores; projectos de solidariedade e um guia sobre a cidade de Chaves.
Caso me queira contactar, o meu e-mail é o seguinte: tice.vitormelo@gmail.com.

Agradeço pela atenção dispensada.
Cumprimentos Vitor Melo

Leituras recomendadas