20070517

«Desculpa mas Portugal não é nação»

Mais debate sobre a apoximação do norte de Portugal à Galiza:

«Alias do ponto de vista de nação Portugal é ridiculo, pois corta 2 nações, Galécia e Lusitania, ficando com a metade Sul da Galécia e a metade Ocidental da Lusitania. Só tem na integra a nação Algarvia.

Portanto não diga que Portugal é uma nação porque não é, deixou de o ser depois de passar o Mondego. E de facto se o povo tiver consciencia da sua identidade e historia, tanto Portugal como Espanha ficam em risco, pois nenhum dos países é uma nação, mas sim um aglomerado de nações. Então em Portugal ha outro problema que em Espanha só se põe no país Basco. É que Portugal foi o causador de dividir Galécia e Lusitânia.

A identidade Portuguesa de facto é forte, mas ela não existe na realidade. É uma invenção, manipulação do estado e o povo acredita e deixa-se levar pela propaganda feita ao longo dos séculos. Por isso é forte.

Em Espanha deu-se o correcto nome às regiões nações (Galiza, Leão, Asturias, Cantabria, Catalunha, etc), não se deu pontos cardeais Norte, Centro como em Portugal.

De facto é como voce diz, se em Portugal se der também o correcto nome ao Norte (Calécia ou Galécia Sul ou ainda Galiza Sul), Portugal a longo prazo fica em perigo, porque na verdade Portugal não é uma nação, muito longe disso.

Se Portugal fosse uma nação você não diria o que disse, não diria que dar o verdadeiro nome, o nome étnico poria em perigo Portugal e daria lugar a uma Ibéria das Nações.

E imaginem se Espanha tivesse agido como Portugal. É certo que a Catalunha seria Leste, e os Catalães a esta hora pensariam que eram Castelhanos ou Espanhois e não Catalães. O movimento de Independência nem existiria. Resumiria-se a umas 10, 20 pessoas como acontece no Norte de Portugal. O resto do povo é obvio que seria muito leal e fanatico a Espanha.

Como sempre Portugal em tudo o que faz, tem de fazer as coisas erradas e da pior maneira. Nem respeitar minimamente as suas nações e antigos reinos foi capaz. Só respeitou o Algarve, talvez porque sempre soube que o seu povo nunca teria intençoes independentistas.

Mas a parte Galega de Portugal, sempre trataram de apaga-la ao máximo. Tiraram o verdadeiro nome ao Norte pois claro. À metade Sul do Condado Portucalense, também trataram de lhe apagar o nome e misturar a região com o Baixo Mondego. Depois deram-lhe o nome Beiras para o Alto e Baixo Mondego para apagar de vez com a identidade Portucalense acima do Mondego.

Ja agora para fazermos uma ideia dos problemas que Portugal enfrentaria se tivesse agido como Espanha.

· Norte - GALÉCIA BRACARENSE ou SUL/ GALIZA SUL/ CALÉCIA/ PORTUCALE NORTE - Estaria a lutar por mais autonomia e por uma futura independencia para se reunificar com a sua metade Galiza

· Entre Douro e Mondego - PORTUCALE SUL - Estariam a lutar pela sua identidade Portucalense Galaica, pela definiçao das suas fronteiras do Douro ao Mondego e claro por uma futura independencia. Orgulhariam-se de ser antigos Portucalenses, de serem Galegos devido à reconquista, de serem irmãos do povo acima do Douro.

· Sul do Mondego até Alentejo - LUSITÂNIA - Estariam a lutar pela sua identidade Lusitana do Sul Mondego ao Alentejo. Saberiam que a Norte do Mondego já não é mais Lusitania devido ao processo de repovoamento da reconquista. Como é obvio estariam a lutar pela independencia do seu territorio Lusitano do Mondego ao Alentejo.

· Algarve - ALGARVE - Provavelmente pouco lutariam pela independencia. Uns iriam querer ficar ligados à Lusitânia, outros iriam querer mesmo independencia. No Algarve a luta pela independencia seria fraca como acontece na Andaluzia, pois o seu povo não tem um grande orgulho na sua identidade, devido a serem do Sul e terem sofrido mais mistura moura e logo serem menos europeus a nivel de sangue. Não gostam que lhes chamem mouros, nem gostam do seu próprio povo por ter muito aspecto mouro. A maioria nao iria querer independencia e iria querer ficar ligada às terras a norte do Algarve.

Não tenham duvidas que aqui aconteceria o mesmo que acontece em Espanha se tivessemos agido assim.

Em Espanha todas as antigas nações/ reinos têm um forte ou pequeno movimento independentista. Em Portugal não ha nada, apenas uma duzia de pessoas no norte que não esqueceu a sua identidade.

Para quem não sabe, em Espanha, onde o movimento independentista é mais forte e mais conhecido é em Catalunha, País Basco e Galiza.

Mas não pensem que as outras nações/ reinos não têm também um movimento independentista. Penso mesmo que todas as regiões têm (se alguma não tiver será a Extremadura, que inclui territórios da Lusitania Leste). Asturias, Leão, Cantabria, Castela (sim também ha independentistas Castelhanos) e Andaluzia também têm movimentos independentistas. Na Andaluzia até ha alguns defensores do antigo Reino de Sevilha que portanto não desejam estar integrados na grande Andaluzia.

Em Portugal trataram foi de fazer lavagens cerebrais ao povinho, adulterar e ocultar a historia muito bem para que todos se sintam e defendam Portugal.»

Publicado aqui

1 comentário:

Snowball disse...

Isto tem muito que se lhe diga e corresponde a um claro exagero histórico e compreensão errada do que é a etnoformação ibérica. Acerca disto responderei mais tarde.

Leituras recomendadas