20090130

Traçado Braga-Vigo publicado no Diário da República

Aqui: http://dre.pt/pdf1s/2009/01/01800/0052800536.pdf

7 comentários:

Rui Rocha disse...

Ainda há traçados alternativos de uma obra que dizem estar pronta em 2013??

Pelos vistos está resolvida a questão do centro de Braga, o comboio vai mesmo ficar se pelo lado oeste da cidade..

Nem um metro da linha do Minho aproveitado, como falamos aqui...Mas o mais grave é que nem sequer há uma ligação entre as duas linhas em Valença...

António Alves disse...

em valença basta reactivar umas centenas de metros da antiga ligação valença-monção para se levar a via clássica à via de VE. espero que o façam.

Rui Rocha disse...

aqui para nós, a ligação com a linha convencional vai ser é em guillarei, passando a mais do que prometida estação de valença para guillarei...

António Alves disse...

em termos operacionais até faz sentido. guillarei é o mais importante nó ferroviário da região. eu como sou um galeguista convicto até não me desgrada. desde que os comboios regionais da linha do minho passem obviamente a ter lá a sua origem.

Rui Rocha disse...

Pois fazia sentido e até ao nivel de mercadorias podia ter também a sua lógica. Não entendo muito disto mas um terminal ferroviario a servir as duas plataformas logisticas poderia ter o seu valor.. E os regionais do Minho lá era bom, assim podiamos apanhar logo comboios para o resto da Europa.

Dario Silva disse...

Em Guillarei passam actualmente dois comboios de longa distância que ligam a Galiza (Vigo e Corunha) a Barcelona.
Uma das ligações é feita com novo material bi-bitola ALVIA que além Zaragoza já utiliza a nova linha de alta velocidade, poupando assim duas horas na extensa viagem.

O comboio nocturno, ainda feito com carruagens de compartimentos + literas + compartimentos vai ser substituido por material moderno Talgo Tren Hotel*

* não que as carruagens em serviço sejam má rés.

A ideia de fazer nascer os comboios do Minho em Guillarei é futurista e bem-vinda.
O Minho passaria a dispôr de nove ligações internacionais (ou regionais, conforme entendam). Ao nível do que de melhor se faz por essas fronteiras fora.

Rui Rocha disse...

E ainda há os comboios para Madrid e um para Bilbao

Leituras recomendadas