20090107

Rui Moreira e as 40 associações (ou será ladrões ?)

A iniciativa é louvável, pela 1ª vez em muitos anos, consegue-se congregar as redes de várias associações da sociedade empresarial e civil para um projecto comum.Se tivesse existido o mesmo no passado, provavelmente o Norte não estaria onde está: Regionalização, obras públicas, Porto 2001, etc.

Das associações empresariais que abundam no Norte e em Portugal a ACP é sem dúvida aquela que tem mais «know-how» sobre estratégia de desenvolvimento regional. Na minha opinião, a ACP, devia institucionalizar este tipo de diálogo e agregação das outras associações. Devia criar meios humanos e comunicacionais permanentes para este fim. Obviamente que para ser credível e manter as 40 associações debaixo do mesmo guarda-chuva, tem que ser ideologicamente, politicamente e territorialmente neutro ou pelo menos equilibrado. Sem «portocentrismo», portanto. Caso contrário a AIMinho e AIRA abandonam o barco e o Pedro Morgado protesta e com razão.

Também considero que a institucionalização deste modelo será bem mais importante do que a defesa da gestão autónoma do ASC. É que não haverá dinheiro para as obras de Alcohetes nem respectivas privatizações de Anas.

Recomendo à ACP a transmissão do evento a partir do seu blog via Ustream.tv. Basta uma webcam e cerca de 1 hora de parametrizações, ao alcance de qualquer utilizador internet.

Os inevitáveis conflitos de interesse entre a boa vontade/razoabilidade de Rui Moreira e as associadas da ACP (Motas-Engis e afins) ficam para outra altura. Os tais 40 ladõres...

Sem comentários:

Leituras recomendadas