em termos operacionais até faz sentido. guillarei é o mais importante nó ferroviário da região. eu como sou um galeguista convicto até não me desgrada. desde que os comboios regionais da linha do minho passem obviamente a ter lá a sua origem.
Pois fazia sentido e até ao nivel de mercadorias podia ter também a sua lógica. Não entendo muito disto mas um terminal ferroviario a servir as duas plataformas logisticas poderia ter o seu valor.. E os regionais do Minho lá era bom, assim podiamos apanhar logo comboios para o resto da Europa.
Em Guillarei passam actualmente dois comboios de longa distância que ligam a Galiza (Vigo e Corunha) a Barcelona. Uma das ligações é feita com novo material bi-bitola ALVIA que além Zaragoza já utiliza a nova linha de alta velocidade, poupando assim duas horas na extensa viagem.
O comboio nocturno, ainda feito com carruagens de compartimentos + literas + compartimentos vai ser substituido por material moderno Talgo Tren Hotel*
* não que as carruagens em serviço sejam má rés.
A ideia de fazer nascer os comboios do Minho em Guillarei é futurista e bem-vinda. O Minho passaria a dispôr de nove ligações internacionais (ou regionais, conforme entendam). Ao nível do que de melhor se faz por essas fronteiras fora.
Promover o desenvolvimento da região Norte, combatendo o desenvolvimento unipolar de Portugal mas mantendo as fronteiras do Estado Português; Antecipar tendências no desenvolvimento regional na perspectiva económica, social, tecnologica, profissional, ambiental, educacional, sistema de transportes, saúde, etc; Conciliar os inevitáveis conflitos de interesse dentro do Norte (como por exemlo as diferenças Litoral/Interior, as rivalidades Braga/Guimarães ou o chamado «Portocentrismo») impedindo assim que a administração central as use em proveito próprio; Apoiar a modernização da administração pública, a Regionalização, a Fusão de Autarquias e a competitividade dos agentes privados residentes; Aconselhar, apoiar os habitantes nas decisões individuais de emprego, formação, imobiliário, saúde e negócios; Fazer opinião juntos dos residentes, ajudando a criar uma consciência regional; Contactos: Norteamos em gmail.com
Sondagem: Para colocar as preocupações do Norteamos na agenda política local, admita que se promove uma candidatura autarquica, p.e. Porto ou Braga, independente ou via micro-partidos, «low cost»/baseada na Internet. Qual seria a sua disponibilidade ?
Sondagem: O que devem fazer os descontentes com a situação do Norte ?
7 comentários:
Ainda há traçados alternativos de uma obra que dizem estar pronta em 2013??
Pelos vistos está resolvida a questão do centro de Braga, o comboio vai mesmo ficar se pelo lado oeste da cidade..
Nem um metro da linha do Minho aproveitado, como falamos aqui...Mas o mais grave é que nem sequer há uma ligação entre as duas linhas em Valença...
em valença basta reactivar umas centenas de metros da antiga ligação valença-monção para se levar a via clássica à via de VE. espero que o façam.
aqui para nós, a ligação com a linha convencional vai ser é em guillarei, passando a mais do que prometida estação de valença para guillarei...
em termos operacionais até faz sentido. guillarei é o mais importante nó ferroviário da região. eu como sou um galeguista convicto até não me desgrada. desde que os comboios regionais da linha do minho passem obviamente a ter lá a sua origem.
Pois fazia sentido e até ao nivel de mercadorias podia ter também a sua lógica. Não entendo muito disto mas um terminal ferroviario a servir as duas plataformas logisticas poderia ter o seu valor.. E os regionais do Minho lá era bom, assim podiamos apanhar logo comboios para o resto da Europa.
Em Guillarei passam actualmente dois comboios de longa distância que ligam a Galiza (Vigo e Corunha) a Barcelona.
Uma das ligações é feita com novo material bi-bitola ALVIA que além Zaragoza já utiliza a nova linha de alta velocidade, poupando assim duas horas na extensa viagem.
O comboio nocturno, ainda feito com carruagens de compartimentos + literas + compartimentos vai ser substituido por material moderno Talgo Tren Hotel*
* não que as carruagens em serviço sejam má rés.
A ideia de fazer nascer os comboios do Minho em Guillarei é futurista e bem-vinda.
O Minho passaria a dispôr de nove ligações internacionais (ou regionais, conforme entendam). Ao nível do que de melhor se faz por essas fronteiras fora.
E ainda há os comboios para Madrid e um para Bilbao
Enviar um comentário