20090108

As razões pelas quais os Planos Anti-Crise do Sócrates e de Durão Barroso apenas servirão para piorar a crise IV

Quando no post anterior me referia à existência de pessoas que acreditam que é possível criar dinheiro, talvez não tenha sido claro sobre a quem me referia. Referia-me... a Sócrates, Durão Barroso, e a todos os seguidores do keynesianismo.

Que se diga que até considero as conclusões do Keynesianismo podem ser úteis para gerir um contra-ciclo económico (que não resulte em 1º grau de uma crise de excesso de crédito), desde que se tenha sempre em conta que o Keynesianismo tende a referir-se a efeitos de curto prazo. Ao contrário do que dizia Keynes, no longo prazo não "estamos todos mortos". O longo prazo é 1,2,3, 5 anos, e somos nós que cá estaremos para pagar.

O Keynesianismo tem como pressuposto não declarado (portanto, uma falha na teoria) que é possível criar dinheiro através da simples impressão de moeda. Como já vimos antes, isso gera inflação (aquele "monstrinho" que faz com que o dinheiro desvalorize face a todos os bens, isto é, que o nosso salário dê para comprar menos coisas).

Este governo acredita no Keynesianismo. Resta realçar que, uma vez que os salários desvalorizam mas não os bens duráveis, a inflação é particularmente prejudicial para as camadas mais pobres da população. E chamam-lhe socialismo...

Sem comentários:

Leituras recomendadas