Esta crise vai ter um efeito salutar: As disparidades económicas entre Lisboa e resto de Portugal vão diminuir. Como assim ? A economia da região de Lisboa é a principal responsável pelo endividamento e deficit da BTC. O resto de Portugal não vive acima das possibilidades e não tem deficit comercial. A solução para a crise passará inevitavelmente pela redução de endividamento e fomento das exportações ou redução das importações. Relembro que as sedes das multinacionais que geram importações estão maioritariamente instaladas em Lisboa. Relembro também, que é lá que se encontram as sedes das empresas de bens e serviços não transaccionáveis que irão necessitar de downsizing. Por outro lado, toda a banca sabe que os balcões do Interior geram poupanças para serem usadas no litoral e na capital. Por isso, esta crise beneficirá o resto de Portugal e fará reduzir o nível de vida em Lisboa. O que acaba por ser salomónico e justo, diga-se.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Leituras recomendadas
3 comentários:
sem questionar as observações que faz queria só saber quais são os indicadores (e onde os obter) que sustentam as seguintes frases:
"O resto de Portugal não vive acima das possibilidades e não tem deficit comercial."
"Por outro lado, toda a banca sabe que os balcões do Interior geram poupanças para serem usadas no litoral e na capital."
em relação a este ultimo item lembro-me de há alguns anos (talvez 5) ter lido que o distrito de bragança era o unico em que o diferencial depositos - emprestimos era positivo.
em relação a
"Por isso, esta crise beneficirá o resto de Portugal e fará reduzir o nível de vida em Lisboa. O que acaba por ser salomónico e justo, diga-se."
parece-me isso só se verificaria se os investimentos extra que o estado pretende fazer para combater a crise fossem equitativamente distribuidos pelo pais. como não me parece que vá ser o caso duvido que o ajustamento que refere venha a acontecer.
Deficit comercial: Procurar no Norteamos post do PMS do ano de 2007, penso.
Lisboa usa metado do crédito: http://www.bportugal.pt/stats/download/b912.csv
Não vai haver qualquer investimento extra. É so treta para enganar os parvos.
Retrato territorial de Portugal 2005, Ine.
Página 151
Enviar um comentário