20090123

Qimonda abre falência - é urgente um plano anti-catástrofe no Ave

Qimonda, maior exportador nacional, abre processo de falência

"A Qimonda, o maior exportador nacional de origem alemã que emprega 1800 trabalhadores, foi obrigada a solicitar a abertura do processo de falência no tribunal de Munique."

Com esta falência, o desemprego no Ave, que já supera os 15%, poderá atingir os 20%. É uma situação de produnda crise social e económica que requer uma intervenção profunda ao nível dos factores de competitividade da região...

...mas não de apoios directos a empresas, cujo resultados tão bons tem trazido:

"A empresa é apontada como um exemplo de sucesso e de apostar em produtos de ponta com forte potencial de exportação e apenas em Maio do ano passado tinha obtido novos fundos públicos para apoiar a produção de células solares. Na altura, o primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro da Economia, Manuel Pinho, estiveram na fábrica de Vila do Conde a testemunhar mais este exemplo de vitalidade das empresas implantadas em Portugal."

...ainda bem que utilizamos apoios públicos em empresas com tanta vitalidade!!! Mas ainda ninguém percebeu que empresas gigantes que valem 4% das exportações e que baseiam a sua competitividade em apoios públicos apenas criam estes problemas? É que estas empresas vão à falência sempre no pior momento: quando estamos em crise e mais precisamos delas!!!

Sem comentários:

Leituras recomendadas