De uma lado há o discurso estafado do «TGV». Do outro há um programa de modernização da rede ferroviária e respectiva mudança de bitola. Portugal precisa de investimentos nesta 2ª alternativa.
1. O material circulante de bitola europeia é mais barato no custo e manutenção do que o material de bitola ibérica;
2. Está em curso um processo de liberalização da concorrência de operadores ferroviários europeus, de forma a CP possa operar em Espanha e a REnfe em Portugal, p.e.
mas isso então iriar exigir uma renovação completa do nosso material circulante.
O exemplo que escolheu não foi o mais feliz, a bitola em Espanha é a mesma que a nossa.
Os espanhois tem realmente algumas linhas para a alta velocidade em bitola europeia, mas tem também os "cambiadores de ancho" que permitem aos comboios, dotados para isso, andar em qualquer bitola.
De qualquer forma admito que a mudança de bitola é um investimento interessante, porém, na minha opinião, não prioritário para a proxima decada...
muito pelo contrário. a mudança de bitola é mesmo a prioridade número um. a espanha prevê em 2020 ter mudado completamente a bitola em todas as grandes vias. nós, se não o fizermos, ficaremos aqui isolados no canto da europa. os cambiadores de eixo serão sempre uma solução temporária que se aplica apenas ao materiaal automotor de passageiros. imaginem o que é equipar uma frota de milhares de vagões de mercadorias com eixos telescópicos. ficaria um balúrdio em manutenção e seria muito impraticável deviddo à rudeza deste material que ficaria sujeito a uma manutenção demasiado fina e cara o que o tornaria nada competitivo no mercado do transporte de mercadorias.
Promover o desenvolvimento da região Norte, combatendo o desenvolvimento unipolar de Portugal mas mantendo as fronteiras do Estado Português; Antecipar tendências no desenvolvimento regional na perspectiva económica, social, tecnologica, profissional, ambiental, educacional, sistema de transportes, saúde, etc; Conciliar os inevitáveis conflitos de interesse dentro do Norte (como por exemlo as diferenças Litoral/Interior, as rivalidades Braga/Guimarães ou o chamado «Portocentrismo») impedindo assim que a administração central as use em proveito próprio; Apoiar a modernização da administração pública, a Regionalização, a Fusão de Autarquias e a competitividade dos agentes privados residentes; Aconselhar, apoiar os habitantes nas decisões individuais de emprego, formação, imobiliário, saúde e negócios; Fazer opinião juntos dos residentes, ajudando a criar uma consciência regional; Contactos: Norteamos em gmail.com
Sondagem: Para colocar as preocupações do Norteamos na agenda política local, admita que se promove uma candidatura autarquica, p.e. Porto ou Braga, independente ou via micro-partidos, «low cost»/baseada na Internet. Qual seria a sua disponibilidade ?
Sondagem: O que devem fazer os descontentes com a situação do Norte ?
4 comentários:
Mas para quê a mudança de bitola sem comboio de alta velocidade?
1. O material circulante de bitola europeia é mais barato no custo e manutenção do que o material de bitola ibérica;
2. Está em curso um processo de liberalização da concorrência de operadores ferroviários europeus, de forma a CP possa operar em Espanha e a REnfe em Portugal, p.e.
mas isso então iriar exigir uma renovação completa do nosso material circulante.
O exemplo que escolheu não foi o mais feliz, a bitola em Espanha é a mesma que a nossa.
Os espanhois tem realmente algumas linhas para a alta velocidade em bitola europeia, mas tem também os "cambiadores de ancho" que permitem aos comboios, dotados para isso, andar em qualquer bitola.
De qualquer forma admito que a mudança de bitola é um investimento interessante, porém, na minha opinião, não prioritário para a proxima decada...
muito pelo contrário. a mudança de bitola é mesmo a prioridade número um. a espanha prevê em 2020 ter mudado completamente a bitola em todas as grandes vias. nós, se não o fizermos, ficaremos aqui isolados no canto da europa. os cambiadores de eixo serão sempre uma solução temporária que se aplica apenas ao materiaal automotor de passageiros. imaginem o que é equipar uma frota de milhares de vagões de mercadorias com eixos telescópicos. ficaria um balúrdio em manutenção e seria muito impraticável deviddo à rudeza deste material que ficaria sujeito a uma manutenção demasiado fina e cara o que o tornaria nada competitivo no mercado do transporte de mercadorias.
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