20080424

Formação em Provincianismo

Lia-se no Diário Económico de 17.04.2008: "Quantas vezes não ligámos para o serviço informativo, 118 da PT para pedir o número de morada em Lisboa, por exemplo no Marquês de Pombal, e alguém do outro lado nos respondeu 'a localidade, por favor'", a propósito da deslocalização do serviço 118 para Cabo Verde. Concluía-se mais à frente que "Em Portugal, também há muita gente que não conhece Lisboa".

A conclusão a retirar é precisamente a contrária. Em Lisboa é que ainda há muita gente que não conhece Portugal. Provincianos ao ponto de acharem que deverão ser considerados o centro do mundo para todo o português. E sobretudo muito ignorantes. Afinal, estão convencidos que não existe mais nenhum local chamado "marquês do pombal" em Portugal...mas existe:
- Rua de Marquês de Pombal no Barreiro, Cacém, Albergaria-a-velha, Parede, ...
- Av. Marquês do Pombal em Santarém, Sines, ...
- Praça do Marquês de Pombal em: Pombal, Porto e Lisboa (ver wikipedia)

Para resolver o "problema", foi feito um esforço no sentido de "dar aos seus colaboradores, cerca de 190, a formação necessária em geografia, cultura, língua portuguesa, entre outros." Nada como uma bela formação em provincianismo centralista para que eles, à imagem dos seus formadores, não se atrevam nunca mais a colocar a hipotese de haver algo em Portugal que fique fora de Lisboa...

1 comentário:

Dario Silva disse...

ah... até há uma cidade chamada POMBAL.
E não é em Lisboa!

Dario Silva.

Leituras recomendadas