20080413

Leituras 20080413

·         Título muito norteador na 1ª página do Expresso de ontem: Lisboa é a região da UE com mais auto-estradas. O Eurostat (o gabinete estatístico europeu) coloca a região de Lisboa e Vale do Tejo no topo das zonas europeias com maior densidade de auto-estradas. A recente viragem da estratégia do Governo que privilegia as obras públicas (além das estradas, barragens, aeroporto e TGV) vai reforçar esta tendência. Comentário: Prepara-se o caminho para António Borges em 2009 ...

·         Carlos Pereira Cruz lança novas pistas sobre o modelo de desenvolvimento da Mega Lisboa por Drenagem de Portugal;

·         A propósito de «Palermo», JMJúdice, um dos «Mafiosos» do Centralismo na GLQL;

·         Pedro Baptista, um dos poucos socialistas do Porto que vale a pena ler, agora em blogue;

·         EasyJet inaugurou rota Lyon-Porto;

·         PortoEditora sente-se ameaçada com o fim da protecção liguistica ao seu mercado. Atitude muito pouco portuense...

·         Efacec (Matosinhos) pretende entrar na produção de energia a partir das ondas do mar;

·         Fecha a Fábrica de Calçado Boleiro (Gaia);

·         Alunas de Design do Produto do IP de Viana do Castelo em destaque em Itália;

·         I Congreso de Economía da Eurorrexión Galicia-Norte de Portugal, Vigo 25 e 26 de Setembro de 2008;

·         Guimarães - Ministério e Município apresentam em Bruxelas candidatura a Capital Europeia em 2012

·         Liberdade na Uminho;

·         UM (Gimarães) apresenta projecto Sinus;

·         Os responsáveis do centro Fraunhofer Portugal instituição de investigação aplicada que vai nascer no Porto, estão a negociar o estabelecimento de parcerias com a alemã Deutsche Telekom e com a suíça Swisscom;

·         Roland Berger Strategy Consultants consulta o Norteamos; Já não é a primeira vez... É bom sinal;

·         Aeronorte vai retomar ligações aéreas entre Bragança, Vila Real e Lisboa. E Ryanair em Bragança ? Viseu e Covilhã também querem lowcost...

·         Pertinente debate sobre Aveiro: Paragem do TGV, Regionalização, Fusão de Autarquias, Inovação.

·         Entrada de leão de Matos Fernandes: Leixões quer alargar `hinterland` a Espanha e ser "porto de preferência" da região de Castela e Leão. Veremos... Recomendo: Reabrir a fronteira ferroviária do Douro ao tráfego de mercadorias – porquê?

 

 

 

1 comentário:

Pedro Menezes Simoes disse...

"Roland Berger Strategy Consultants consulta o Norteamos; Já não é a primeira vez... É bom sinal;"

Lol, para mim não é bem novidade...tenho alguns amigos lá ; )

Leituras recomendadas