20080430

Minho-Lima é a região mais valorizada no Norte

De acordo com as estatísticas Confidencial Imobiliário / LardoceLar.com, entre os concelhos da região Norte (excluindo os da Área Metropolitana do Porto), Braga e Santa Maria da Feira são aqueles onde o mercado tem uma maior oferta habitacional, perfazendo quase metade dos fogos disponíveis para venda.

Numa região com 72 concelhos, os 10 maiores mercados de oferta residencial concentram 79% do total. Tais concelhos são Braga, Santa Maria da Feira, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Viana do Castelo, São João da Madeira, Barcelos, Esposende e Trofa. São, portanto, mercados na esfera de influência do Grande Porto, capitais de distrito ou cidades média. Para entrar nesse ranking não basta a condição de capital de distrito, já que concelhos como Vila Real e Bragança têm uma posição secundária face àqueles mercados e a outros como Santo Tirso, ou Caminha.

Entre os concelhos com mais oferta residencial, os da região do Minho-Lima surgem como os mais valorizados. Na região Norte, são onze os municípios com um valor médio de oferta acima dos 1.000 euros/m2 (e uma oferta de pelo menos 50 fogos). À cabeça, surgem Esposende e Vila Nova de Cerveira, sendo os únicos onde aquele valor supera os 1.300 euros/m2. A capital de distrito mais valorizada é Viana do Castelo (acima dos 1.100 euros/m2), com as demais abaixo de 965 euros/m2.

O mercado residencial na região Norte tem tido o mais elevado ritmo de valorização entre as várias regiões do Continente. No mês de Fevereiro de 2008, o Índice Confidencial Imobiliário relativo a esta região atingia uma taxa de valorização média anual de 5,9%. Este índice apresenta uma elevada volatilidade, com variações negativas seguidas por evoluções positivas. Em Novembro de 2007, o índice atingiu um pico de valorização, com uma taxa de 6,4%. Desde então tem desacelerado, sendo essa uma tendência que se deverá manter, mercê da menor evolução registada em termos homólogos.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Leituras recomendadas