20080429

Proposta para o fim de semana






Fiz este percurso no fim de semana passado e aconselho a qualquer um, é mesmo muito bom.
Quem quiser informações sobre o percurso é só dizer

8 comentários:

Dario Silva disse...

O fim de semana passada?
Então não foi o único!
Que comboio apanhou?

Dario Silva.

mario carvalho disse...

em
http://pensar-ansiaes.blogspot.com/


Uma viagem ferroviária
... pela linha do Tua enquanto não a encerram!

O 'Rei' ficou a pé e os utentes da CP vão na mala do táxi

Um sábado, a propósito das recentes notícias sobre o eventual encerramento da linha do Tua, resolvi, com a minha namorada, passear na mesma. Em primeiro lugar fiquei chocado, juntamente com outros turistas, quando à chegada da estação do Tua fomos informados de que o troço da linha entre Tua e Abreiro (o mais espantoso do percurso) estava encerrado. No entanto, quando perguntei aos funcionários da CP e da REFER se havia obras na linha, estes comunicaram-me que as obras estavam concluídas e que apenas se aguardavam instruções "superiores" para reabertura desse trajecto.

Para transportar os passageiros, a maior parte turistas que vinham especificamente apreciar o trajecto do caminho-de-ferro, estavam dois táxis ao serviço da CP. Obviamente que, num sábado com Sol de Primavera, os dois táxis não chegavam para todos os passageiros. De forma a "resolver" o problema, o taxista chamou um outro táxi. Mesmo assim, nem todos os passageiros cabiam nos três táxis, um deles prontificou-se a ir na mala do carro e assim se resolveu o problema do transporte dos passageiros. Uma vez que com todas aquelas manobras o tempo se foi esgotando (e a automotora de ligação estava à espera na estação de Abreiro) o taxista foi "forçado" a acelerar a marcha chegando mesmo a atingir os 90 quilómetros/hora (Km/h) naquela estrada cheia de curvas e contra curvas. Não critico o taxista que fez todos os possíveis para se assegurar que toda a gente chegava a tempo ao comboio. A questão que faço é: valerá a pena a CP substituir a alegada insegurança da linha por insegurança rodoviária? Quando ainda por cima as pessoas queriam era ver o percurso do comboio? Mas, lá chegamos ao comboio sem "azares de percurso".

Durante a viagem de comboio vi com os meus próprios olhos o estado de má conservação em que se encontra a linha, forçando a automotora a circular a uma velocidade de 35km/h. Velocidade esta que torna o comboio não competitivo (quando na prática tinha todas as condições para o ser).

Chegamos a Mirandela no tempo previsto e aproveitamos o maravilhoso jardim junto ao rio para fazer um piquenique. Quando voltamos para a estação com vista a tomar o comboio de regresso ao Tua ficamos surpreendidos com a presença de D. Duarte Duque de Bragança naquele lugar. Este encontrava-se com representantes do Movimento Cívico pela Linha do Tua que recolhiam assinaturas para uma petição a favor do não encerramento da linha. Aparentemente era intenção do nosso Rei fazer também o percurso Mirandela-Abreiro, coisa que não se veio a verificar. O mais incrível é que o 'Rei' não pôde fazer este percurso porque a automotora já estava lotada (40 lugares sentados e 30 em pé). E, apesar do esforço do maquinista para receber autorização para acoplar uma outra automotora (existiam duas disponíveis na estação de Mirandela), esta foi-lhe recusada por alguém superior (da CP ou da REFER).

Em resumo, os turistas que queriam ver a linha tiveram de desistir ou ir de táxi, alguns passageiros tiveram de ir na mala do táxi e o Rei ficou "pendurado" na estação de Mirandela. Parece-me mesmo que algumas entidades querem arruinar de vez a imagem da linha do Tua para terem menos "entraves" no seu encerramento!!!

Que País em que vivemos. às vezes, e apesar de gostar muito do meu País, tenho vergonha (já que outros não a tem) .

Hugo Guimarães no Público

Rui Rocha disse...

fui na sexta, no comboio das 7h30 em Ermesinde. Iniciei a caminhada nesse mesmo dia ás 14h, e no dia sguinte fui de Barca d'Alva para o Pocinho a pé...Sabado a noite ja estava em Viana=)

Cruzamo-nos?

Dario Silva disse...

Acho que não nos cruzamos porque eu não saí do Ramal de Braga no sábado. Mas um amigo meu partiu em busca do troço Fregeneda-Barca d'Alva

(Monumento a Classificar)

Dario Silva.

Rui Rocha disse...

O Bruno Cardoso de Ermesinde?

Dario Silva disse...

Precisamente.

Dario Silva.

Rui Rocha disse...

Dario

Não consigo contacta-lo por e-mail, sera que pode contactar p mail?

ruialbertovrocha@gmail.com

Daniel Conde disse...

Uma outra vista deste percurso, "soon to be reopened", em http://carrisdeprata.fotopic.net na pasta "Caminho de Gigantes". Apreciem!

Leituras recomendadas