20080422

Leituras 20080422

·         Fusão Zon-Sonaecom: Zon a caminho do Norte ou Sonaecom drenada para Lisboa ?

·         Parque de Ciência e Tecnologia em Vila Real: Mais um projecto imobiliário ou servirá mesmo para gerar novos negócios ?

·         Aviação: BA passa a voar para o Porto em Outubro; Recessão ameaça o modelo lowcost nos EUA; Já tinha referido no Norteamos que a redução do PIB provoca queda na procura do transporte aéreo. O presidente da Ryanair já disse que iria haver crise. Qual as consequeências para o ASC, agora que se estuda e se prepara decisões para a gestão do aeroporto ?

·         Matos Fernandes antecipa investimentos no Porto de Leixões. Só acredito nas mudanças quando começar a ver comboios a passar na actual linha de Leixões.

·         Reportagem sobre o metro do Porto na revista Railway-technology;

·         Amorim fornece cortiça para a Nasa, mas alguém nos comentários se queixa da manipulação que ele faz sobre os preços... Até nisto há diferenças entre o Capitalismo verdadeiro a Norte e neo-liberalismo mafioso de Lisboa: Amorim, não manipula preços com ajuda do Estado Central...

·         Traçado do Porto-Minho-Vigo conhecido em 2009. A posição de Daniel Campelo (CM Ponte de Lima) é insustentável. Para que quer ele lá o CVE se não parar por lá ? Mas se parar, então temos um comboio tipo intercidades. Ora, se é para ter um comboio deste tipo, não seria então preferível servir localizações mais povoadas como seja Barcelos e Viana ?

·         MFLeite avança com uma lista onde constam todos os Centralistas e Neo-liberais habituais. LFMenezes assumiu a ruptura com a corte e apresentará uma lista Regionalista/Populista (e Social-Democrata ou honestamente Liberal, espero eu). Ou LFM ganha ou espero que tenha a coragem de fundar um novo partido. O Norte, não pode é votar na lista dos centralistas..

 

5 comentários:

Rui Rocha disse...

A unica reportagem que li do Daniel Campelo dava conta que este autarca apenas exigia dados concretos sobre uma linha cujo traçado permanece no segredo dos deuses.
É obvio que uma linha de comboio moderna, à semelhança de uma auyto-estrada, quando passa num determinado território e não para só o prejudica...Mas isso pode sr atenuado, e os responsáveis por esse território tem o direito, de pelo menos, saber em que moldes vão ser ou não prejudicados.

Jose Silva disse...

Sim, concordo. Mas não faz sentido reclamar pelo traçado se não for para parar por lá.

Na minha opinião, o traçado do PMV deveria pertmitir a existência de um serviço tipo Inter-cidades ou Inter-Regional. É um desperdício usa-lo exclusivamente para o Porto-Braga-Valença-Vigo e para as mercadorias.

Rui Rocha disse...

claro que faz sentido reclamar mesmo que não pare..Há várias alternativas para um corredor passar, se não for escolhida a melhor é obvio que vão surgir reclamações..

Quanto à outra questão que coloca, o AV a utilizar o canal existente entre Braga e Porto, tem Ermesinde, Trofa e Famaliacão. De Braga para cima é um indefinição, vai passar perto de Vila Verde?de Ponte de Lima?de Paredes de Coura?ninguem sabe....

Jose Silva disse...

OK, já percebi. Vc quer dizer que mesmo que não pare, não deverá criar problemas ao urbanismo do concelho. OK, concordo.

Rui Rocha disse...

isso =)

Leituras recomendadas