20081008

Défice e Divida Externa

Será que com esta crise financeira mundial, que encontra um Portugal (leia-se famílias e governo) fortemente endividado e com um défice da balança de pagamentos de 10% do PIB (leia-se "os portugueses consomem mais do que produzem"), o problema do défice e dívida externa vão finalmente passar a estar na agenda política?

Até quando vai o país tentar manter um nível de vida artificial através do crédito? É que nos EUA isso não resultou e a "almofada" de pertencermos ao Euro não vai durar para sempre.

3 comentários:

PMS disse...

"Já alguma vez pensaram porque é que os bancos têm tanto dinheiro, enquanto os países, as empresas e os indivíduos estão tão endividados?"

Se pensou assim, pensou mal. Os Bancos endividam-se para poder emprestar dinheiro.

osátiro disse...

O problema é que isso exige cortar com o eleitoralismo; e "eles" não podem perder esse trunfo/ilusão de que é possivel viver àcusta sabe-se lá de quê.
Há dias João Salgueiro dizia na RTP2 que há portugueses que se endividaram para comprar roupa de marca.
Tá tudo dito.

Jose Silva disse...

Pedro,

As familias o governo, as empresas e a banca estão endividados !!!

Diogo,

O problema da extrema direita é ter demasiada testosterona. E como já se provou, isto provoca uma menor inteligência. A sua crítica à banca até teria fundamento se você fosse da escola austriaca. Da forma que faz, revela-se a sua origem e agenda.

Leituras recomendadas