20080309

Leituras 20080309

·         Para além da Sedes, IDP, RegiõesSim, PDA, MML, há um novo partido: MEP;

·         Miguel Sousa Tavares: O mais recente regionalista de aviário;

·         O «fim» de Lisboa já se avista 2: Excelente crónica de Garcia Pereira.

·         O «fim» de Lisboa já se avista 3: Na lógica ibérica de Centro-Periferia, Lisboa pouco melhor que as piores regiões espanholas.

·         Efectivamente apenas com lamentos não vamos lá, Mas convém não branquear a sabotagem que a administração central exerce como no caso do QREN via PINs e outros artifícios. A solução é a sociedade civil dar menos atenção ao futebol e mais às decisões colectivas que determinam o desenvolvimento económico. E também maior empreendimento para proveito proprio.

·         Há dias, em conversa com um «insider», foi-me referido que daqui por um ano poderemos voltar a ter plafonamento do crédito. Nessa situação, obter crédito será um negócio para tráfico de influências ou cartão partidário... Isto faz soar uma campainha pendurada numa Vara...

·         António Barros significará uma AEP mais actual, menos determinada pelo sector industrial ? Experiência nos serviços não lhe falta. A sensibilidade para detectar os factores imateriais de competitividade será maior do que a do presidente cessante ? Pode-se, por exemplo, ambicionar a fusão da AEP+AiMinho+CCIP, com sedes repartidas ? Coincidentemente a foto da crónica do Jorge Fiel de 6ª feira dá um ar mais arrojado e inesperado aos negócios a Norte. Estaremos num novo ciclo ? Espero que sim.

 

 

 

Sem comentários:

Leituras recomendadas