20081020

Utilizador-Pagador: Eles Usam, Nós Pagamos!

Eles usam e nós pagamos poderia ser a legenda desta curiosa imagem. Aqui se esquematiza aquilo de que já demos nota aqui, aqui, aqui e aqui. Perante a passividade dos políticos do Minho e do resto de Portugal para além de Lisboa e do Porto, os governos vão perpetuando uma situação de gritante injustiça social regional em que todo o país paga os transportes das duas maiores cidades do país.

Bem sei que por aqui "Norteamos", mas o Norte ainda não é o Porto e a área metropolitana do Porto ainda é a única beneficiária dos apoios da Administração Central a que António Alves aqui faz referência.

4 comentários:

Jose Silva disse...

Pedro, sei que em Braga há a tendência de criticar/invejar o vizinho próximo e branquear o grande ladrão. POrtanto a sua reacção é previsível. Mas, honestamente, seriamente, o Porto é o único que critica Lisboa e tenta defender o resto do país, como o Outdoor documenta. É o único a fazê-lo. Por seu lado Braga aceita a prática de Lisboa e só aparece para criticar o Porto. Isto diz tudo sobre o caracter.

Vitor Silva disse...

eu por acaso vejo as coisas de outra forma

se calhar diria que o exemplo que deu tem simplesmente a ver com o facto de ser mais natural criticar quem está no nível imediatamente superior.

campanhã acha que a foz leva tudo
braga acha que o porto leva tudo
porto acha que lisboa leva tudo
lisboa acha que madrid leva tudo
europa acha que eua levam tudo

eu vejo mais esta tendência para achar que quem está imediatamente acima é que é o alvo a abater como um simples enfoque de energias... não vale a pena estar a tentar chegar ao gigante se nem a aquele que está um pouco acima conseguimos chegar...

Pedro Morgado disse...

Caro José Silva,

O seu comentário é preconceituosoe injusto. Por favor, releia todos os posts em que, no meu blogue e também aqui, critico extensamente Lisboa.

É falso que Braga apenas critique o Porto. Mas não se espere que branqueie as injustiças e o centralismo sediados nos Aliados.

Jose Silva disse...

PEdro,

O meu comentário é sobretudo incompleto, porque deveria ter escrito «Por seu lado Braga aceita a prática de Lisboa e só aparece para criticar o Porto. Isto diz tudo sobre o caracter do Porto e de Braga».

Obviamente que você tem uma costela crítica do Porto, legítima aliás, e também critica Lisboa. No entanto, é preciso perceber que há honestidade no post «outdoor»: O Porto reivindica de Lisboa, para si próprio e para o resto do território. Não tenta branquaer a posição do Porto face ao resto de território ! Assim, neste contexto, è injusto da sua parte, falar de «centralismos dos Aliados».

Leituras recomendadas