20080602

Arre!

A vitória de MFLeite representa um profundo revés para o Norte em geral e Porto em particular.

Actualmente Portugal é sujeito a uma crise global de grande dimensão. O Norte em particular, já de si em recessão há muitos anos, vítima do governo mais centralista que há memória, sofrerá ainda mais. A governação PS, neo-liberal «mafiosa» sabe que não ganhará com maioria absoluta as próximas eleições. O Norte não votará PS e o sul votará na frente de esquerda em nascimento. Obviamente que em 2009 com um PS com 40%, PSD com 30% e PCP+BE com 25%, a coligação governativa nunca será com a esquerda mas sim à direita. A vitória de MFLeite é o melhor seguro de vida dos interesses oligarquicos e centralistas. É a garantia de mais 5 anos de status quo.

Desengane-se quem julga q MFLeite terá preocupações sociais. Paulo Gorjão demonstrou aqui que isto é falso. Também eu já tinha detectado essa mesma manobra demagógica de JPPereira aqui. E também não descerá impostos permitindo que estes sejam usados na «social democracia» dos grandes interesses, PPP, Scuts, Alcochetes, TGVs, Estado Central exagerado e concentrado em Lisboa, material de defesa em permanente reparação, etc. Os impostos altos e crédito caro incidirão sobre as PMEs (sobretudo onde elas abundam, a Norte) e classe média e não sobre os grandes projectos com patrocínio estatal. Nem o QREN as salvará, dado que todo o dinheiro está já cativo destes projectos e investimentos de grandes empresas.

MFLeite poderia ser útil se tivesse coragem para acabar com estas grandes obras, como em tempos escreveu. Mas não. Nota-se desde já o Bloco Central de interesses, as «máfias» a actuar: Ela própria já disse no 1º debate televisivo que Alcochete, TGV e TTT são para continuar. Conclusão: mais do mesmo. Estamos no PeakOil e vamos criar alegremente elefantes brancos para pagar pelas gerações futuras.

O Norte será novamente drenado quer em recursos humanos, quer pela criação artificial de centralidades aeroportuárias e ferroviárias, quer por mais keynesianismo de betão.

Mais grave de tudo é que isto foi mais um erro imperdoável do Norte. Deixou-se enganar em 1995, na Regionalização em 1998, em 2005 e no sábado passado. Parece que o que motivou o não apoio da distrital do Porto a PSLopes foi um ajuste de contas relativo a «tachos» de deputados na AR, como ouvi ontem na RTPN. Inspirada pelos liberais portuenses teóricos e imaginativos, que já produziram o frankenstein Rio e que agora o combatem, a distrital portuense decidiu apoiar PPCoelho que dizia «Nim» à Regionalização em vez do Sim de quem disse que «Portugal não era Lisboa». Esses votos teriam dado a vitória a PSLopes e o cenário mudaria, Agora, ridiculamente, Marco António Costa, nome inversamente proporcional à inteligência política, disse que iria exigir a Regionalização à candidata vencedora, que é, como sabemos, frontalmente contra. Pagaremos caro este aventureirismo irresponsável do PSD Porto. Já agora alguém acredita que o PS apresentará a Regionalização no seu menifesto eleitoral em 2009, no pico da crise ?

Francamente fiquei desiludido com o resultado. Os dois principais partidos são agora profundamente centralistas, depois de LFMenezes ter representado alguma esperança. Este Norte não aprende, a não ser que o tema seja futebol. A nossa vocação é ser periferia, dependente, pobre, atávico, emigrarem os mais capazes e ficarem por cá os outros. Damos um passo à frente e outro atrás.

Pois então que assim seja. Para este peditório não dou mais. Boa sorte para os lutadores Rui Moreira, Pedro Baptista nas suas quimeras, para LFMenezes e PSLopes se tentarem crirar um novo partido e todos aqueles que de algum modo simpatizam com as minhas teses. Eu suspendo aqui a minha intervenção cívica na Blogosfera e vou-me concentrar em por o meu património e receitas longe da implosão dos próximo anos. Divirtam-se com FCP e Prozac.

PS: Informo os participantes, leitores e comentadores do Norteamos, que a partir de hoje passarei a exercer apenas funções de administração do blogue.

12 comentários:

PMS disse...

Caro José Silva, PSL tem uma imagem demasiado "queimada" na opinião pública.

Não me parece que alguma vez tenha tido reais hipóteses de ganhar as directas.

Partilho consigo a tristeza de que a candidata do centralismo tenha ganho. Mas uma coisa é certa: a candidata das elites que tudo fizeram para derrubar PSL (e em consequencia o próprio PSD) em 2005, e LFM em 2008, não conseguiu ter 40% dos votos.

Ou seja, a candidata unificadora não foi nada unificadora. Os candidatos do não-centralismo somaram quase 2/3 dos votos.

Os vencedores destas eleições foram:
- Pedro Passos Coelho: será o próximo líder do PSD, e não terá de enfrentar o desgaste das próximas eleições.
- Partido Socialista: para Sócrates, bastará enviar o seu ministro das finanças para os debates com a líder do PSD. Teixeira dos Santos tem resultados (fraquinhos) para apresentar. Manuela Ferreira Leite, não.

PMS disse...

Tenho vindo a pensar nisto à algum tempo... porque não mudar o formato do blogue para algo semelhante à "Baixa do Porto"?

Ou algo a meio caminho? Com comentadores residentes e comentadores externos? Penso que daria nova vida ao blogue e o tornaria mais "democrático", e com maior capacidade de debate de ideias...

Pense nisso... Abraço!

Jose Silva disse...

Pedro,

Ainda não percebi o preconceito contra PSL. Eu votei pela 1ª vez no PSD em 2005. Queimado ou não, era o único que defendia a Regionalização e tinha dado provas que era anti-sistema.

Em 2009 este PSD fará parte do governo e irá manter o status quo. A única hipotese do Norte sair deste espartilho será mesmo a emergência de um partido regional por LFM, PSL, AJJardim ou Rui Moreira integrar as litas do PP e conseguir captar os descontentes a Norte. De qualquer modo PS+PSD terão maioria e a machadada final no Norte será consumada. Aposta ?

PMS disse...

Não, não aposto. Mas só porque em 2010 já não será Manuela Ferreira Leite que estará à frente do partido : )

O preconceito contra PSL é simples de perceber: tem um estilo de gestão impulsivo e isso potenciou os efeitos negativos do "retirar do tapete" que os agora apoiantes de MFL lhe fizeram. Em termos de imagem pública, arcou com os defeitos dele e com os dos outros, e ainda com os maus resultados nas finanças da política de...Manuela Ferreira Leite. Por outras palavras, publicamente foi o bombo da festa e o bode espiatório do próprio partido.

Está queimado. É a vida. O mesmo aconteceu com Fernando Gomes, mesmo sem este atirar gasolina para o fogo, como fez PSL. O facto é que PSL não vende junto a muitos simpatizantes do PSD. Tem um capital de antipatia que outros não têm. Ora, num grande partido, um líder não pode gerar antipatias fortes.

Essa é uma razão para MFL ter ganho agora o partido. Mas pela mesma razão, não será nenhum dos seus apoiantes a suceder-lhe...

PMS disse...

Estive a consultar os resultados por distrito, e tenho-lhe a dizer que não foi o Norte que falhou.

Quem foram os candidatos mais votados por distrito:
Viana do Castelo - MFL
Braga - PSL
Porto - PPC
Vila Real - PPC
Bragança - PPC

O peso da Vitória de MFL foi sobretudo sustentada em Lisboa e Aveiro.

Zé Luís disse...

Concordo com a leitura, partilho os receios mas não sou de me ficar a levar...

fernator5 disse...

Compreendo perfeitamente a sua atitude José Silva.

De facto por muito que uma pessoa lute neste país, os lobbies, a corrupção e os arranjinhos estarão sempre à frente do pensar o que fazer para melhorar o país.

A regionalização não interessa aos politicos do "sistema" pelo que só os encostando à parede é que a regionalização andara para a frente.

Esse encostar à parede poderá ser um partido regional que lute pela regionalização ou pedir a Bruxelas que obrigue de uma vez por todas Portugal a regionalizar-se.
Caso contrário por muito que protestemos em blogues e tenhamos jornais a nosso favor, isto pouco avançara.


Eu também ja me fartei de lutar.
O melhor que cada Nortenho tem a fazer é emigrar e deixar o Norte.
Eles que encham o Norte desertificado de pretos para fazerem as suas obras e receberem um salario miserável, a nova escravatura do séc.XXI

Jose Silva disse...

Pedro, eu acho que a má imagem de PSLopes é construída pelo MSM da capital. Não corresponde à realidade, como se viu nos resultados.

Acho que o problema foi outro, como diz Pedro Pinto hoje : LFM triu PSL ao apoiar PPC. LFM nunca mais terá apoio abaixo do Mondego, diz ele. Enfim, a facção anti-centralista foi dividida e o Norte será tremendamente prejudicado. LFM pretendeu ficar na história do PSD e mandou o Norte às urtigas. Este erro do PSD Porto só será amortizado daqui por mais de 5 anos. É equivalente ao Não ´`a Regionalização. As únicas alternativas são mesmo Rui Moreira captar votos ou um partido populista/regionalista. Ou então ficaremos nas mãos imagine-se de Rui Rio. Tenho no entanto sérias dúvidas que isto tenha qualquer efeito. Ou então pode ser que a desqualificação do FCP nas Champions do próximo ano finalmente acorde este povo burro.

PS: Pedro enviei-lhe um email relativamente ao comentário 2.

Caros Zé Luis, e Fernator5, obrigado pela simpatia.

Jose Silva disse...

Como podemos ler abaixo, as minhas previsões confirma-se. Centralismo reforçado:

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=96043

António Alves disse...

"Este Norte não aprende, a não ser que o tema seja futebol. A nossa vocação é ser periferia, dependente, pobre, atávico, emigrarem os mais capazes e ficarem por cá os outros. Damos um passo à frente e outro atrás.

Pois então que assim seja. Para este peditório não dou mais. Boa sorte para os lutadores Rui Moreira, Pedro Baptista nas suas quimeras, para LFMenezes e PSLopes se tentarem crirar um novo partido e todos aqueles que de algum modo simpatizam com as minhas teses. Eu suspendo aqui a minha intervenção cívica na Blogosfera e vou-me concentrar em por o meu património e receitas longe da implosão dos próximo anos. Divirtam-se com FCP e Prozac."

caro José,

Tenho pena que não compreenda a importância dos símbolos nas interacções diárias de todos os agentes sociais. No fundo o josé demonstra a típica atitude dos mentalmente dominados - é aí que o centralismo aposta mais forte - e tem aquela vergonha induzida pelas centrais de comunicação centralista. será que também se envergonha da pronúncia que o caracteriza e ocorre naquele típico 'hipercorreccionismo' que faz alguns dizer que "os vomveiros voluntários de valvom vorraram as votas com merda"?

para perceber a importância dos símbolos basta atentar que o centralismo não descura os seus, muito pelo contrário, incentiva-os, financia-os e condecora-os. aqui, pelo contrário, as mentes dominadas têm vergonha dos seus. assim, é verdade, não iremos longe.

Jose Silva disse...

António,,
Não percebeu ou eu não expliquei bem.

Eu não tenha nada contra o interesse pelo FCP Braga Guimarães ou afins. Reconheço, a sua perspectiva sociológica de usar estes simbolos para estrturar/situar os conceitos individuais de sociedade. Porém, julgo que a Norte se anda demasaido à procura de símbolos e não de factos. Procuramos alimentos poeticos em vez de físicos, vitórias morais em vez de reais. É isso que me custa. O povo mais probre da Europa a 15, se calhar o mais usurpado do seu auto-esforço, anda entretido com futebois. Já disse muitas vezes: Inconscientemente PdC é o maior aliado do Centralismo, pois mantem os explorados anestesiados.

E a prova que eu tenho razão é que a suspensão agora decretada pela UEFA ao FCP, conspiração com sucesso orquestrada em Lisboa, vais resultar em quê ? Todos os alienados do futebol vão vociferar no MSM, Blogosfera ou conversas pessoais e não vai dar em nada. Rigorasamente nada. Não seria de esperar outra coisa de um povo atávico e alienado. Aposta um almoço ?

Abraços

Cristina Afonso disse...

Identifico-me em especial com o seu penúltimo paragrafo foi exactamente o pensamento que me ocorreu e não faço gestão de nenhum blog, nem trabalho para a causa pública como o José trabalha aqui no Norteamos.
Há no entanto uma esperança, ainda que remota, que os contribuintes deste país acordem e como diria Nietzsche «não desaprendam a estar de pé no momento da vitória»

Leituras recomendadas