20090325

Reservas cambiais nacionais seguem mais o padrão asiático do que o ocidental


Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_(nominal) e http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_foreign_exchange_reserves

Será que o facto de possuirmos reservas cambiais face ao PIB melhores do que importantes paises ocidentais, permitirá os mega investimentos em Lisboa (TTT, NAL, TGV) ? Resposta amanhã.

2 comentários:

António Maria disse...

Há aqui que distinguir reservas de ouro em sentido estrito e reservas cambiais em sentido lato (que inclui as reservas de ouro, de divisas, os SDRs e posições FMI...) Ou seja, em % do PIB Portugal tem uma posição interessante no q toca às suas reservas de ouro, mas não tem FOREX propriamente dito, pois exporta pouco e importa muito. O mix é uma ilusão pura! As reservas cambiais de moeda, em Portugal, estão no fundo. De momento, o país n tem crédito nem para mandar cantar um ceguinho!

Jose Silva disse...

Fiz esta investigação porque a certa altura detectei que as reservas em ouro em valorização poderiam dar uma folga. Fiquei assutado.

Efectivamente apesar do padrão de reservas ser elevado (cambiais e ouro), tipo asiático, o deficit de pagamentos inviabiliza qualquer ambição de mega-investimentos. Amanhã publicarei novo gráfico onde se demonstra isto mesmo.

Leituras recomendadas