Derrapagem nas contas e nos prazos. É o que conclui o Tribunal de Contas numa auditoria às obras de alargamento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia.
Custaram mais quase cem milhões de euros do que estava previsto no orçamento. A obra ficou por 407 milhões de euros em vez dos previstos 308. Com o maior peso na despesa associado a aquisições de bens e serviços dos trabalhos preparatórios, assessoria, gestor do empreendimento e fiscalização.
Quanto a prazos para deixar pronta a primeira fase de expansão do aeroporto, diz o Tribunal de Contas que a obra se atrasou 48 meses face à previsão que apontava para dois anos e meio.
Conclui-se ainda que a ANA - Aeroportos de Portugal adjudicou de forma directa 11 por cento do valor da obra. A empresa justificou a decisão com a urgência na realização das obras.
É o que podemos esperar para o terminal de cruzeiros... Depois queixamo-nos do peso do Estado e da falta de produtividade...
Custaram mais quase cem milhões de euros do que estava previsto no orçamento. A obra ficou por 407 milhões de euros em vez dos previstos 308. Com o maior peso na despesa associado a aquisições de bens e serviços dos trabalhos preparatórios, assessoria, gestor do empreendimento e fiscalização.
Quanto a prazos para deixar pronta a primeira fase de expansão do aeroporto, diz o Tribunal de Contas que a obra se atrasou 48 meses face à previsão que apontava para dois anos e meio.
Conclui-se ainda que a ANA - Aeroportos de Portugal adjudicou de forma directa 11 por cento do valor da obra. A empresa justificou a decisão com a urgência na realização das obras.
É o que podemos esperar para o terminal de cruzeiros... Depois queixamo-nos do peso do Estado e da falta de produtividade...
6 comentários:
E a quem é que essa derrapagem interessou?
.
Quem é que se salvou com essa derrapagem?
Mas existe alguma obra que não tenha tido a referida ou referidas derrapagens?
O que é que o terminal de cruzeiros tem a vêr com as derrapagens!!!
Então não se faça nada... e aí temos o país a evoluir de AR E VENTO.
Haja BOM SENSO não acha que em exemplo do que acontece em quase todos os portos europeus Portugal não merece um terminal de cruzeiros???
Sabe por acaso quantos navios de cruzeiro atracam no Porto Madeirense!!! meu caro de Shipping percebo eu.
Já reparou que neste momento nos Portos Portugueses não existe um terminal especifico para cruzeiros!!!
Saudações Marítimas
José Modesto
Lisboa não tem terminal de cruzeiros?
Caro Snowball, definitivamente o terminal de Lisboa não é um terminal de cruzeiros.
Existem imensas lacunas para que o mesmo se possa chamar terminal.
Veja o projecto do terminal de Leixões...a sua conclusão será um marco, não só em Portugal mas na Europa...
Não tenhamos duvidas: UMA MAIS VALIA PARA PORTUGAL MAS SOBRETUDO PARA O NORTE.
"a sua conclusão será um marco"
Mas refere-se à valia arquitectónica ou a algo mais?
Caro José Modesto,
À sombra de «marcos na europa» é que somos um pais pobre: Expo98, Porto2001, Euro2004, Casa da Música, NAL, TGV para Madrid a 350 km/h sem passageiros, etc, etc.
Não está em causa o terminal de cruzeiros. Está sim em causa o investimento urbanístico, perfeitamente dispensável.
Caro CCZ
A sua suspeita é pertinente. Postarei sobre ela mais tarde.
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