20090702

Se não acertamos, não norteamos: Ainda bem que me enganei relativamente à base Ryanair no Porto

Anteriormente tinha escrito no Norteamos que não haveria base da Ryanair. Ainda bem que me enganei:
Ryanair faz base no aeroporto do Porto - A companhia de baixo custo Ryanair anunciou hoje em conferência de imprensa que o Porto irá acolher a sua 33ª base operacional. É a sua primeira base em Potugal. O aeroporto Sá Carneiro contará com dois aviões baseados e terá quatro rotas novas, aumentando para 16 o número de ligações. A Ryanair passará a voar a partir do Porto para Basileia (Suiça), Eindhoven (Holanda), St. Etienne e Tours (França) a partir de Setembro. Irá também duplicar o número de voos para Paris Beauvais (2 voos diários). A companhia prevê que o seu tráfego no Porto aumentará para 1,5 milhões de passageiros por ano, induzindo, diz a Ryanair "1.500 empregos locais bem remunerados". A Ryanair decidiu comemorar a sua nova base, oferecendo 1 milhão de lugares a 5 euros para viagens que sejam efectuadas em toda a sua rede em finais de Agosto, Setembro e Outubro.
Apesar de inegavelmente positivo, este eleitoralismo do PS vem demasiado tarde. As opiniões estão formadas. O mesmo se passa com a reactivação da linha de Leixões.

PS: Se tecnicamente possível, um grande e novo desafio para todo o Norte é convencer a Ryanair a criar a rota Bragança-ParisBeauvais em vez do segundo voo diário Porto-ParisBeauvais, aproveitando o «upgrade» do aerodromo. O milhão de nortenhos que vive em Paris poderia quase passar todos os fins-de-semana por ca... Ao cuidado do inovador MMS-Bragança.

4 comentários:

Vitor Silva disse...

muito boa lembrança essa questão do aerodromo de bragança!

Sérgio Deusdado - MMS Bragança disse...

Parabéns

http://mms-braganca.blogspot.com/2009/06/textura-do-texto-atribuiu-o-premio.html

Sérgio Deusdado - MMS Bragança disse...

Caro José Silva,

O upgrade do aeródromo para aeroporto regional - algo que a vizinha Espanha já têm há muito (Salamanca e Valladolid são os mais próximos) - permitirá uma base com custos muito atractivos para as empresas low-cost. E tem muita razão quando diz que a comunidade emigrante pode ser o garante da sustentabilidade do novo aeroporto. Tenho a certeza que a CM de Bragança tudo fará para dinamizar o projecto mas, para "voos mais altos", ao nível da integração turismo/serviços/aeroporto/etc. e de uma maior impacto na economia regional a intervenção do Governo Central é essencial.

Cumps,

Jose Silva disse...

Sérgio,

O melhor mesmo é explorar o lobby que Rio tem feito sobre o ASC, inclusive reunindo-se com o presidente da CM de Bragança, e ser o próprio Rio ou adeturn a sugerir à Ryanair a rota Bragança-Paris.

Entretanto a amplicação da pista de Bragança prevista/em curso não pode ficar pelos 1700 mts, mas sim adicionar mais 150 mts, pois a frota de Boeing 737-800 da Ryanair necessita pelo menos de 1850 mts.

Estamos a falar de pequeno lobby e pequeno investimento que fará pela economia do interior Norte mais do que vários governos de Lisboa.

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