20090706

A verdadeira Verdade: JPPereira é apenas o isco, o ideólogo idiota útil dos interesses lisboetas que se posicionam.

JPPereira, Público: Há tanta coisa que é preciso "rasgar" na política portuguesa que os exemplos não faltam. Aqui vão algumas sugestões de coisas que é preciso "rasgar" no futuro imediato, quer nas políticas actuais do PS, quer nas políticas passadas do PSD:

"É preciso "rasgar" a crescente promiscuidade entre o Estado, por via do governo, e os "grandes negócios", uma tendência que cresceu exponencialmente com o último governo e que atingiu um paroxismo com a situação da crise. Esta tendência é especialmente perversa, abrindo caminho não só a uma indevida influência do governo e do partido do governo, como a uma cada vez maior tendência para fugir às regras de transparência da administração pública, e ao escrutínio parlamentar. É igualmente uma receita garantida para o aumento da corrupção. Esta promiscuidade enfraquece a independência da economia privada e fere a autonomia já de si frágil da sociedade civil.

Como provam os resultados da Europeias ou a base da vitória de Cavaco nas presidênciais de 2006, JPP sabe que o PSD só ganha se ganhar a norte onde estão metade dos eleitores nacionais. Lisboa vota PS, o Alentejo é CDU e o Algarve e regiões autónomas juntos valem apenas o distrito de Aveiro ou o de Braga. Por isso ele e MFLeite ensaiam desde há meses um discurso que agrada à extra-Lisboa, às autarquias, às PMEs, aos pagadores de impostos, à economia que não depende do Estado Central.

O percurso/cadastro político de MFLeite, JPP, e todos os seus apoiantes, falam por si quanto à credebilidade/seriedade destas propostas. Quantas vezes Cavaco, JPP, MFLeite já trairam a extra-Lisboa ou o Norte quando está em causa defender os interesses da oligarquia lisboeta ? Será que agora é que é ? Passo a relembrar alguns exemplos dessa «traição»:

  • 1989, Cavaco: «Portugal é demasiado pequeno para ter um desenvolvimento multipolar; por isso apostemos tudo na única região que tem possibilidades...»
  • 1995: Sabotagem/falta de solidariedade com os populistas/reginalistas do PSD: Fernando Nogueira;
  • Negar a Regionalização em 1998 e ainda hoje;
  • 2003: MFLeite: Acções do Benfica usadas para pagar a Segurança Social;
  • 2005: Sabotagem/falta de solidariedade com os populistas/reginalistas do PSD: Santana Lopes;
  • 2008: Sabotagem/falta de solidariedade com os populistas/reginalistas do PSD: Luís Filipe Menezes;
  • 2009: MFLeite apesar da crise e de propôr o adiamento do TGV, continua ainda a defender Alcochete aos módulos ou o Plano Nacional de Barragens de drenagem energética de riqueza do Norte interior para a sede lisboeta da EDP e Iberdrola.

JPP é apenas o isco, o ideólogo idiota útil dos interesses lisboetas que se posicionam.

O ingénuo António Borges vem agora estragar o discurso que laboriosamente Mfleite/JPP tem vindo a construir e diz a verdadeira Verdade:

"Quando chegarmos ao Governo não vamos riscar tudo" - Governo e PSD não se entendem sobre as grandes obras públicas a realizar, mas se o maior partido da oposição ganhar as eleições de 27 de Setembro nem todos os projectos serão travados. A garantia foi dada por António Borges, vice-presidente do PSD, que deixou a porta aberta para que algumas obram públicas avancem.

PS1: Solicito a todos os leitores deste artigo que o divulguem juntos dos respectivos contactos pessoais. A bem do nosso futuro.

PS2: Este post foi escrito hoje de manhã e previa publica-lo amanhã. Mas o LR escreveu algo parecido que me levou a antecipar.

Sem comentários:

Leituras recomendadas