20090723

«Norte está entre as regiões mais pobres da Europa». Será Material ou Espiritual ou ambas ?

Jornal de Negócios Online
O Norte é a região mais pobre de Portugal e está entre as mais desfavorecidas da União Europeia. O alerta partiu de um estudo elaborado para a Comissão Europeia pelo centro de estatística da Associação Nacional das PME e pela Universidade Fernando Pessoa, que apontam o encerramento de muitas unidades fabris como a principal causa destes resultados.

O documento revela que o Norte está entre as 30 mais pobres das 254 regiões da União Europeia, enquanto Trás-os-Montes é classificada como a sub-região mais pobre.

Enquanto em 2005/2006 havia cerca de 693 mil pobres na região, em 2009, existia cerca de um milhão "resultado do encerramento de muitas unidades fabris e falência de outras empresas que levaram ao despedimento de milhares de trabalhadores com a consequente redução dos seus rendimentos".

O presidente da Associação Nacional das PME, Fernando Augusto Morais, considerou que as conclusões do estudo são "surpreendentes", tendo em conta o investimento comunitário que foi canalizado para a região, através do Quadro Comunitário de Apoio III.

O estudo refere ainda que, apesar do Norte ser a região mais pobre do país, é na Área Metropolitana do Porto que se encontram as duas maiores fortunas nacionais (Américo Amorim e Belmiro de Azevedo), bem como empresas líderes sectoriais e mundiais como a RAR e a CIN, a maior associação de grandes empresas do País (AEP) e a maior associação de jovens empresários (ANJE).


Sem comentários:

Leituras recomendadas