20090708

Kickback

A propósito de «marcianos» e multiplicação de obras autárquicas que se debate na Baixa do Porto, relato de seguida uma pequena história contada por um arquitecto portuense:

    Portugal é um dos paises da Europa com maior número de pavilhões gimnodesportivos por habitante. Certo dia um colega nórdico ao saber de tal realidade, questionou:

    - «Mas vocês não tem um clima agradável ? Para que necessitam de tantos pavilhões ?»

As «máfias» do betão de Lisboa são grandes. As outras, mais pequenas.
Acham que Rio e companhia são santinhos e andam na política para receber apenas os 4000€ de salário a que tem direito ?

Definição de Kickback: A kickback is an official's share of misappropriated funds allocated from his or her organization to an organization involved in corrupt bidding. For example, suppose that a politician is in charge of choosing how to spend some public funds. He can give a contract to a company that is not the best bidder, or allocate more than they deserve. In this case, the company benefits, and in exchange for betraying the public, the official receives a kickback payment, which is a portion of the sum the company received. This sum itself may be all or a portion of the difference between the actual (inflated) payment to the company and the (lower) market-based price that would have been paid had the bidding been competitive. Kickbacks are not limited to government officials; any situation in which people are entrusted to spend funds that do not belong to them are susceptible to this kind of corruption. http://en.wikipedia.org/wiki/Political_corruption#Kickbacks


1 comentário:

Diogo disse...

Atrás do betão está a banca.

Por outro lado,

Jon Stewart – O financeiro norte-americano Bernie Madoff montou um esquema de Ponzi na prisão

Jon Stewart: Bernie Madoff tem um emprego na prisão?

John Oliver: É interessante, está a trabalhar por conta própria e, na verdade, três dias depois de ter chegado à prisão, lançou um fundo prisional que estava a render duas pívias por cada maço de tabaco investido. É óbvio que a taxa de retorno era ridícula e foi logo exposta como uma grande fraude. O que significa que agora há um grande número de reclusos trabalhadores que nunca verão as centenas, e em alguns casos milhares de pívias com as quais contavam.

Jon Stewart: O Bernie Madoff tinha um esquema de Ponzi de pívias na prisão? No esquema de Ponzi, fica-se sem dinheiro e não se pode pagar às pessoas. É finito. Mas com todas as pívias que deve às pessoas, ele não pode… dá-las?

John Oliver: Não, Jon… escuta, é complicado. A maioria das pessoas não compreende. Deixa-me explicar em termos para leigos. Essas pívias não são reais, o que eles estão a comprar é a promessa de uma pívia, que depois Madoff acumulava e comprava. Ele estava basicamente a vender derivativos de pívias.

VÍDEO

Leituras recomendadas