20090308

Biblioteca e porto de Viana do Castelo

5 comentários:

PMS disse...

Que se diga que é lamentável o que se fez na marginal de Viana. Os novos edifícios, entre os quais esse da biblioteca, para além de serem totalmente desprovidos de bom gosto, estão totalmente desenquadrados do que é a zona histórica de Viana.

Sendo as gentes de Viana tão ciosas da sua cidade (e têm razões para isso), é incrível o desrespeito a que são sujeitas pelos arquitectos e decisores políticos, mas também a passividade com que lidaram com estas situações.

Salve-se o novo jardim marginal, que sem dúvida é um óptimo espaço de lazer. Quanto ao resto, eu mandava dinamitar aquilo.

Os portuenses queixam-se do que foi feito no Porto. Ora isto em Viana é ainda pior.

Jose Silva disse...

Caro PMS,

Desconhecia a situação.

Sabia que era um projecto Siza e pela fotografia pensei que fosse um referência no urbanismo de Viana.

2 conclusões:
- As aparências iludem; Não posso postar «imagens de marca» sem conhece-las em concreto;
- Aparentemente Siza começa a ser sinal de menor qualidade...

PMS disse...

Não sei o que os Vianenses pensam da "arte". Eu, pessoalmente, não gostei nada. Mas acho que neste caso mais do que uma questão de gosto, é sobretudo de (in)coerência com a envolvente.

Em todo o caso, mesmo sem envolvente, os edificios (e sobretudo os acabamentos exteriores) seriam sempre feios.

Mas olhe, vá a Viana e decida por si ; )

Snowball disse...

Quando me refiro a acabamentos exteriores, falo da opção de utilizar betão branco num edifício que vai ser observado de perto. Nas fotos uma pessoa não se apercebe, mas no local o edifício parece que não chegou a ser acabado (o facto de 10 metros à frente, no meio jardim, estar parte de uma parede de um outro edifício tb não ajuda).

Mas pior ainda é o edifício construido ao lado, com aquele azulejo beje, que dá uma envolvente verdadeiramente pirosa à biblioteca.

Jose Silva disse...

Como disse, tenho que deixar de postar apenas pelo que vejo na fotografia...

Leituras recomendadas