20090226

Finórios portuenses

Muito se tem escrito e discutido sobre a renegociação da dívida de Manuel Fino (accionista maioritário da portuense Soares da Costa, representante das FIRE-Finance, Insurance, Real-State, nacionais, caídas em desgraça desde 2007) à CGD. Facilidades inaceitáveis e e de caracter «mafioso».
O leitor mais atento exclamará: Afinal não é só Lisboa !!!
A minha tese é que os fornecedores de bens e serviços não transaccionáveis circulam o Terreiro do Paço para venderem por valores inflaccionados e assim aumentarem a sua carteira de negócios. Estas empresas são maioritariamente de Lisboa (sede, gestão, accionistas) com alguns acréscimos, nomeadamente Soares da Costa e Mota-Engil.

PS: O comentador «Suevo» informa que Manual Fino é natural de Portalegre. Não altera a tese. A Soares da Costa está sediada no Porto, assim como a sua administração. Para todos os efeitos o modelo de negócio desta empresa, da Mota-Engil e do imenso sector dos bens e serviços não transaccionáveis de Lisboa é o mesmo. Traficar influências junto da administração central e empresas públicas para potenciar as próprias carteiras de encomendas, à custa dos contribuintes.

2 comentários:

Suevo disse...

O Manuel Fino não é portuense, é um luso dos teus, a familia dele é de Portalegre.

Haja paciencia

Tambem deves ter algum trauma com portuenses, está visto.

Suevo disse...

"Manuel Roseta Fino, 82 anos, é um de três filhos de uma família originária da Covilhã cujo pai se estabeleceu em Portalegre com um negócio de lanifícios."

Portuenses?
Assim nem como psicologo de vão de escada te safas.

Leituras recomendadas