20090917

O Norte e as proximas eleições

Como tenho referido várias vezes a conjuntura actual está e vai continuar a beneficiar o Norte. Pelo simples facto de que o modelo de crescimento económico da região de Lisboa, baseado nos sectores de Bens e Serviços Não Transaccionáveis, no endividamento, no patrocínio estatal e na Drenagem de recursos humanos e mercados do resto de Portugal não são mais viáveis:
  • Ainda ontem Medina Carreira defendia a aposta na Exportação para Portugal sair da crise. Direcção correcta mas muito mal detalhada, diga-se, dado que quem precisa de exportar é Lisboa...
  • A economia da região de Lisboa é responsável por quase 2/3 das dívida privada de empresas e particulares existente em Portugal, li há tempos num relatório do Banco de Portugal. Insustentável, portanto.
  • A Blogosfera transformou a política e o número de eleitores não manipuláveis pela propaganda dos meios tradicionais aumentou nos últimos 5 anos. Levará inivitavelmente à derrota humilhante do PS e ao aparecimento de novos partidos na Assembleia da Républica (Manuel Monteiro, PCTPMRPP, PNR e eventualmente MEP ou MMS);
  • Com a derrota do PS cairá também por terra uma série de projectos que apenas beneficiavam a região de Lisboa. Esta derrota será menos expressiva apenas em Lisboa, aliás, revelador do profundo desconhecimento do que são as expectativas dos portugueses não lisboetas ou alisboatados por parte do actual governo.
Portanto, qualquer que seja o cenário, mesmo de Bloco Central, o Norte sairá reforçado porque a conjuntura económica beneficia quem vive de uma economia capitalista (e não uma economia alavancada/endividada) e porque a Blogosfera veio permitir o florescimento da formação de opiniões/convicções/intenções de voto descentralizadas e independentes dos fabricantes de opinião lisboetas e alisboatados. Nada disto se altera, qualquer que seja o resultado eleitoral.
Mesmo assim, qual o voto que melhor defende os interesses do Norte ? Obviamente que nunca este PS. Porém o PSD de MFLeite não tem a credebilidade para as propostas menos más que apresenta. MFLeite por muito rigor e razoabilidade que agora apresente não a garante daqui a 6 meses. Não faltará um médico lisboeta que a troco de umas massas entregue um relatório médico a MFLeite onde recomende o abandono da actividade profissional, ficando o PSD depois com carta branca para prosseguir as polítcas de defesa dos parasitas que orbitam o Terreiro do Paço... Pela idade e pelo passado, MFLeite não tem força para impor o que defende. Portanto é um risco para o Norte, apesar de ser preferível ao PS. Restam os outros partidos tradicionais, PCP, CDS, BE. O CDS no Porto merece alguma consideração, apesar de eu achar que Paulo Portas é outro lisboeta disposto a traficar influências e a vender-se a quem der mais... A CDU também merece consideração. Ainda há dias Honório Novo defendia linha do Douro até Salamanca (quem o não defende hoje em dia ? é uma especie de Regionalização de aviário... agora todos a defendem...). O BE já não. João Semedo a defender o TGV Lisboa-Madrid revela o nível de imaturidade política do BE. A minha recomendação é votar Manuel Monteiro em Braga, votar CDS, CDU ou MMS. Pessoalmente em princípio votarei MMS, que já defende a Regionalização. Gostei mesmo de um tempo de antena que ontem ouvi na Antena 1. Não é um voto útil, mas é um contributo para a queda do status quo do regime da 3ª república.

PS1: Tenciono brevemente suspender a minha actividade de blogger.
PS2: Há um «blogger» José Silva no blogue do MMS-Porto, que obviamente não sou eu.
PS3: Alem dos partidos citados é tambem de considerar o PPV, partido inequivocamente regionalista dado que defende opiniões maioritariamente existentes a Norte de Portugal e o único com sede fora de Lisboa.

6 comentários:

Meme disse...

Eu até estou inclinado para votar CDS... mas pq é que escolheram José Ribeiro e Castro para cabeça de lista pelo Porto?!!
Nasceu no Porto, trabalhou no Porto, vive no Porto? Creio que não...

Se alguem me puder dispensar um link para um resumo biográfico ou CV de José Ribeiro e Castro, agradeço!

Obrigado

PMS disse...

Meme, consulte a wikipedia.

José Silva,

No momento presente, não consigo conceber voto mais útil do que ajudar à renovação da nossa democracia.

Já agora, o MEP é o partido que está mais próximo de eleger um deputado tanto no Porto como em Lisboa. Em Braga, Manuel Monteiro tem uma chance.

Não vejo PCTP/MRPP nem PNR com a mais pequena chance, e ainda bem. A renovação da democracia portuguesa passa pela introdução de novos partidos (democraticos) do centro.

Nos extremos o BE já fez o seu papel, e mais extremista (esquerda ou direita) não precisamos

Jose Silva disse...

PMS, eu não recomendo o voto no PNR ou PCTP/MRPP embora ache que tem possibilidades de obterem um deputado. O PCTPMRPP foi sempre o partido mais votado sem representação parlamentar e o PNR subiu 50% ou mais em 2005. Quanto mais se fraguementar a representação parlamentar melhor.

A minha posição é sempre a que tem menos risco para o Norte e para a minha consciencia. Por isso em 2005 votei pela 1ª e sem complexos no PSD.

Sérgio Deusdado - MMS Bragança disse...

Muito nos honra, no MMS, sermos merecedores do seu voto. Sabe que me tenho batido pela defesa das regiões e assim penso continuar. Obviamente dentro do MMS há várias sensibilidades neste tema mas quanto mais força tenhamos a Norte mais facilmente será possível edificar o MMS como o partido de referência em questões de transformação do modelo governativo regional.

Cumps,
SD

PMS disse...

José Silva,

Pelos resultados das europeias, os partidos mais próximos de eleger deputados são o MEP e o MMS.

Dos restantes, nem a coligação MPT-PH está lá perto. Refira-se que o MPT teve 2 deputados nos últimos 4 anos e nunca ninguém deu por eles. Idem para o PPM.

E a meu ver, o MRPP foi afectado pela ascenção do BE, e o PNR tinha de crescer 500%...

Jose Silva disse...

PMS,

A minha mensagem é que os pequenos partidos vão crescer, alguns serão eleitos e que tudo isto é benéfico para a democracia, quer seja PNR ou MRPP ou Monteiro ou MMS. Serão estes partidos que provavelmente desempatarão na AR, como fez e bem o deputado Campelo no tempo de Guterres.

Na prática temos o mercado político a funcionar ! Há procura para outra oferta. É pena o Movimento Douro Litoral se ter atrasado ou os novos partidos do centro (MMS e MEP) não serem mais extra-Lisboa...

Leituras recomendadas