20090928

Alguns comentários sobre os resultados

  • Na Extremadura espanhola já se festeja a vitoria do Ps;
  • Não acertei nas minhas previsões de fragmentação e emergência do Regionalismo.
  • Apesar de tudo o PS perde sobretudo a Norte e no Algarve, onde a economia patrocinada pelo Estado tem menos peso;
  • PSLopes se ganhar em Lisboa pode tomar conta da liderança e assim contibuir para o fim do PSD centralista e dos interesses;
  • PSDPorto perdeu: LFMenezes, MACosta que não souberam apoiar o defensor da Regionalização PSLopes há 1 ano atrás, vem agora pedir a substituição de MFleite. Não tem um mínimo de lastro. Imaginam que o PPCoelho virará regionalista ou que será alguma coisa diferente de Socrates 2.0. Já agora, alguém que explique a LFMenezes que não há voluntarismo e improviso que resolva os problemas de excesso de endividamento. LFMenezes faz o papel de parolo e deslunbrado ao insistir nesta tese. O improviso e voluntarismo resulta quando muito nas autarquias e em pequena escala.
  • Estas eleições foram uma perda de tempo. Quase nada mudou. Como Joaquim Aguiar dizia ontem na RTPN, o elitorado não quer quem lhe traga más notícias. Traduzido para psicanálise de algibeira, o eleitorado está em estado de Negação sobre as dificuldades económicas e acredita em promessas de expansões caras de Metros do Porto, TGVs e afins. Esse mesmo eleitorado é o que vai sofrer mais. A diferença entre a fantasia e a realidade será ainda mais abrupta.

Sem comentários:

Leituras recomendadas