20090925

O voto útil, por distrito, para derrotar o PS

Aqui.

7 comentários:

PMS disse...

Tenho algumas discordâncias, nos distritos do Norte.

No caso de Bragança e Vila Real, não há dúvidas que só há hipótese de eleger deputados pelo PS ou PSD.

No caso do Porto, a meu ver o MEP estaria no nível 3 e não no 2. Digo isto porque me parece que após as europeias a tendência é de crescer, e não de manter, e este partido teve mais de que 1% nas europeias.

Concordo que nenhum outro pequeno partido tem hipoteses para estas eleições, com a eventual excepção de Braga, no qual Manuel Monteiro poderá surpreender... mas seriam necessários quase 4% dos votos do distrito, o que me parece muito improvável.

A minha maior discordância vai para Viana, onde o autor diz que existe um risco do CDS não eleger um deputado, pelo que considera que o voto poderá ser menos útil que no PSD. Ora, se o que interessa é garantir que o último deputado vai para o PS, importa votar no partido mais próximo de eleger um deputado. Neste caso, o CDS. Em Aveiro, a situação será semelhante: provavelmente o melhor voto para derrotar o PS é no BE. Pressupõe-se, claro, que o último deputado está a ser disputado com o PS.

Por isso, parece-me que o valor 4 (e eventualmente o 3 em Santarém, Lisboa e Porto) - são as indicações do voto mais útil para derrotar o PS.

Refira-se no entanto, que o voto no BE é meio voto no PS.

Para ganhar o PS...basta votar no PS. :P

Jose Silva disse...

PMS,

acho que o caldo está mesmo entornado ! estou bastante pessimista.

http://blasfemias.net/2009/09/25/ele-la-sabe/#comment-187098

António Alves disse...

isso do voto útil para derrotar o PS é uma idiotice pegada. os outros são melhores que o PS?

António Alves disse...

ebstenho-me conscientemente. com 80% de abstenções a coisa rebenta.

Jose Silva disse...

António,

ha que ser realista e evitar arrependimentos futuros: Recomendo CDS, CDU, pequenos partidos no POrto ou Braga ou para os mais corajosos o PSD. Votra BE é meio voto no PS, de facto. Ficar em casa é um jeito ao Sócrates.

Arrebenta disse...

80% de abstenções... boa ideia :-)

PMS disse...

Com 80% de abstenções não sei se rebenta. Talvez com 10% de votos brancos ou nulos sim, e já vamos em 6% nas europeias.

Se os outros são melhores que o PS? Cabe a cada um julgar (até porque é dia de reflexão) se os outros serão mais descaradamente pidescos e corruptos que este PS, e se serão mais competentes.

Se não acreditamos nos que lá estão, então cabe-nos, pelo menos, contribuir para que sejam trocados por outros. Há vários pequenos partidos, alguns novos, e que aparentam ter ideias estruturadas e moderadas (e até bem pensadas)...para todos os gostos, mais à esquerda ou direita.

A abstenção tem uma vantagem: o voto de quem vota passa a valer mais...

José Silva: está estudado que um dos efeitos mais relevantes nas eleições é a abstenção selectiva. Nas últimas, foram os eleitores do PSD optaram por não ir votar. Ao que parece, nesta eleição a estes juntar-se-ão os do PS...

Leituras recomendadas