20090922

Cavaco trai o Norte, outra vez !

Comentário pertinente:

O PSD é mais uma vez vítima da inabilidade política de Cavaco Silva. Este conseguiu perder as primeiras presidenciais para Jorge Sampaio, entalou Fernando Nogueira, traiu o PSD ao juntar-se à esquerda para fazer cair Santana Lopes, e agora, sem querer, “encavou” Manuela Ferreira.

O PSD e o centro-direita têm de se emancipar de Cavaco Silva. Este e a sua “corte” vivem completamente desfasados da realidade, tendo-se em demasiada conta. O messianismo que rodeia Cavaco não permite ver os limites da sua influência. Não estamos em 1994, mas em 2009. Cavaco já não tem o mesma peso de outrora, porque não controla o orçamento do Estado, nem os grupos sociais e empresários que o apoiaram têm a mesma força, depois de tantos anos de Estado-PS e de empobrecimento do país. O PS não esteve este tempo todo no poder sem tentar “moldar” o eleitorado aos seus interesses eleitorais. Tudo é feito nesse sentido, desde o RSI até aos investimentos públicos que concentram o crédito no Estado-PS e criam ainda mais dependência do sector privado em relação ao poder político.

E depois esquece-se que Portugal tem uma Democracia condicionada, não permitindo que um presidente oriundo do centro-direita faça a um governo socialista o que Soares e Sampaio fizeram a governos PSD. Não por acaso, Francisco “a voz do dono” Louçã pediu a demissão de Cavaco sem que ninguém defendesse o presidente. Cavaco terá tentado fazer ao PS o que os seus antecessores fizeram ao PSD, fê-lo mal, entalou-se e ao PSD. Resta saber com que consequências.

Ironicamente, mas não por acaso, à direita do PS só o CDS e Paulo Portas saem ilesos desta trapalhada, simplesmente porque Portas (que nunca gostou, e muito menos tem qualquer culto de personalidade por Cavaco) sabe bem o que a casa gasta, e por isso foi bastante parco em comentários sobre este episódio, tendo continuado a sua campanha centrada nos temas que lhe interessa e ao seu partido. Tivesse o PSD feito mesmo e não estaria nesta alhada.

================

José Silva: O PS governa para a região de Lisboa. O PSD tem a base eleitoral fora de Lisboa mas os seus actuais lideres não tem credibilidade para defenderem o resto do pais, conforme o afirmo aqui.
Cavaco com a ajuda desnecessária ao PS e seus interesses centralistas e drenadores, trai novamente o Norte, que lhe deu a vitória em 2006 (Cavaco obteve 57% dos votos a norte do Mondego). A traição do PSD elitista e lisboeta à sua base de apoio que está fora de Lisboa passa a ter mais um episódio:
  • 1989, Cavaco: «Portugal é demasiado pequeno para ter um desenvolvimento multipolar; por isso apostemos tudo na única região que tem possibilidades...»
  • 1995: Sabotagem/falta de solidariedade com os populistas/reginalistas do PSD: Fernando Nogueira;
  • Negar a Regionalização em 1998 e ainda hoje;
  • 2005: Sabotagem/falta de solidariedade com os populistas/reginalistas do PSD: Santana Lopes;
  • 2008: Sabotagem/falta de solidariedade com os populistas/reginalistas do PSD: Luís Filipe Menezes;
  • 2009: Cavaco por inabilidade ou incompetência transforma o PS em vítima de conspiração a 1 semana das eleições.


Sem comentários:

Leituras recomendadas