Norteando nos transportes: «Peak» Rodovia e «Peak Aviation»
Como referi em 2007, com «Peak oil» ou com recessão, isto é, com preços de transporte caros ou falta de poder de compra/redução de lucros devido à recessão em curso, as políticas de transporte terão que mudar. Deverá preferir-se a Ferrovia à Rodovia, apostando na intermodalidade com o transporte marítimo, gerindo com muito cuidado os investimentos em aeroportos e rejeitando as PPPs. Relativamente à vantagem das Ferrovias sobre as Rodovias, o gráfico seguinte fala por si:
Promover o desenvolvimento da região Norte, combatendo o desenvolvimento unipolar de Portugal mas mantendo as fronteiras do Estado Português; Antecipar tendências no desenvolvimento regional na perspectiva económica, social, tecnologica, profissional, ambiental, educacional, sistema de transportes, saúde, etc; Conciliar os inevitáveis conflitos de interesse dentro do Norte (como por exemlo as diferenças Litoral/Interior, as rivalidades Braga/Guimarães ou o chamado «Portocentrismo») impedindo assim que a administração central as use em proveito próprio; Apoiar a modernização da administração pública, a Regionalização, a Fusão de Autarquias e a competitividade dos agentes privados residentes; Aconselhar, apoiar os habitantes nas decisões individuais de emprego, formação, imobiliário, saúde e negócios; Fazer opinião juntos dos residentes, ajudando a criar uma consciência regional; Contactos: Norteamos em gmail.com
Sondagem: Para colocar as preocupações do Norteamos na agenda política local, admita que se promove uma candidatura autarquica, p.e. Porto ou Braga, independente ou via micro-partidos, «low cost»/baseada na Internet. Qual seria a sua disponibilidade ?
Sondagem: O que devem fazer os descontentes com a situação do Norte ?
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