20090419

Uma 2ª cidade descomplexada

Tem colinas, rio, comboios, metro subterraneo, funiculares, trams/metro de superfície, troleys modernos e autocarros:


Não é o Porto, mas sim Lyon:



14 comentários:

António Alves disse...

caro josé, não é isso que está em discussão. o porto tb tem metro enterrado, à superfície, autocarros, eléctricos, já teve trolleys e poderá voltar a ter. o que está em discussão é uma solução específica para um local específico com condicionantes específicas. 'complexismo' é querer fazer o impossível só para dar um exemplo idiota.

António Alves disse...

e eu estou farto dessa conversa dos complexos, da 2ª cidade, etc. o pior de tudo são mesmo os portuenses complexados com tudo isso. para mim o porto é a primeira cidade e quero que seja a melhor do mundo. e pretendo começar por ser a melhor da península. e não me preocupa o 'norte'- se essa coisa existe. o 'norte' que faça como o porto. que se preocupe ele próprio consigo. e se todos nos preocuparmos connosco e nos deixarmos de nos preocupar com o que os outros querem ou dizem talvez todos melhoremos.

António Alves disse...

ahh... e já agora: essa imagem dos carros estacionados em cima do passeio para dar espaço ao tram é paradigmática daquilo que não se deve fazer. uma imagem vale mesmo por mil palavras. obrigado! :-)

Jose Silva disse...

António,

Pelas questões que você tem formulado, parece-me que ainda não consegui explicar bem a minha sugestão.

Além do mais o que eu gostaria é que a minha ideia fosse analisada com seriedade, sem preconceitos ou complexos de metro debaixo da terra a torto e a direito.

Ainda não estou convencido que a expansão do metro ocidental ou outra seja uma prioridade para o Porto. Talvaz a reabilitação urbana, depoluição do Douro, CVE no ASC, fusão de autarquias ou empresas municipais, candidaturas independentes ao Parlamento sejam neste momento bem mais importantes para o Porto do que a expansão do Metro.

Tem razão com o conversa do «Norte». O problema é que o Porto sozinho tem pouco poder. Veja-se as nossas elites. Todas sempre a caminho de Lisboa. Há que captar o resto do Norte para conjuntamente se conseguir dobrar Lisboa. Para isso não podemos deixar de manter algum equilíbrio intra-Norte. O Porto tem que ser federador do Norte e não individualista. O Porto sozinhoa já não tem massa crítica para se opôr a Lisboa.

António Alves disse...

eu quando digo Porto digo grande Porto. A reunião dos conjuntos distrito e área metropolitana que perfaz 2 milhões de pessoas. num país com 10 milhões é forçaa mais do que suficiente. quanto às 'elites': há muito que penso que está na hora de as mudar.

Suevo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suevo disse...

Off-topic:

De facto, essa da segunda cidade dá para identificar os patrioteiros à legua.

Deve ser por isso que defendem a fusão de autarquias e estão preocupados com o portocentrismo

Miguel Relvas não diria melhor


Já agora, o Metro paga-vos? O Metro liga alguma coisa às vossas tertulias virtuais?

O "norte" está a desaparecer, e só pensam no Metro, curioso no minimo. Só entendo isto se vos andarem a pagar, mas confesso que não sou psicologo, nem tenho pretenções a se-lo.

Já agora, o Silva anda a insultar menos do que o costume, estara a explicação na piramide de Maslow?

Jose Silva disse...

Caro Suevo,

2ª cidade é um facto. Aliás, provavelmente 3ª: A primeira cidade portuguesa e provavelmente a 1ª cidade do Norte é Paris com os seus 1000000 de habitantes oriundos do Norte e Centro de Portugal. A importância dos símbolos, nomes, cores, etc, não é Suevo ?

Não quero saber se o Metro liga ou não às minhas tertulias virtuais.

«O "norte" está a desaparecer, e só pensam no Metro, curioso no minimo». Tem razão. Já o escrevi por aqui nos últimos dias. Relei-a o Norteamos Pf.

A propósito de psicologia, sabia que há teorias que estabelecem relações quasa efeito entre inteligência abstracta e proporção de hormonas femeninas e masculinas ? Você podia ir ter com os seus amigos do PNR, receitar-lhes um tratamento homonal, ganharem inteligência, serem eleitos em Outubro e destruirem as máfias que circulam o Terreiro do Paço.

Jose Silva disse...

«causa-efeito»

Jose Silva disse...

António,

Não há nada mais injusto do que o Porto litoral/AMP se esquecer do Porto interior, Tamega, Vale do Sousa, regiões mais pobres da Iberia e beneficiário do 1/3 do RSI.

Neste contexto preferir à partida a expansão mais cara possível para o Metro, não me parece razoável.

Suevo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suevo disse...

E se quer que lhe diga, na minha opinião a culpa da situação do "norte" não é das mafias do terreiro do paço, já lhe disse e repito, a culpa é do povo do "norte".

Suevo disse...

Já que fala nisso, votarei no PNR nas legislativas porque são o unico partido que é contra a "colonização" que o "norte" está a sofrer.

Suevo disse...

Já agora, o Silva vai votar em quem nas legislativas?

Ainda não decidiu?
Prefere não se manifestar "publicamente" no blogue?

Leituras recomendadas