20090529

Infelizmente só no miserável Porto Interior é que há políticos e eleitores para isto

Jornal de Negócios Online
Na próxima quinta-feira, em França, durante a sétima edição da "World Investment Conference", será publicamente anunciada a criação em Paredes de uma espécie de "Silicon Valley".

"Trata-se de um projecto de uma dimensão brutal, com um investimento previsto de várias centenas de milhões de euros e envolvendo a criação de milhares de postos de trabalho", revelou ao Negócios fonte próxima do processo.

Já o presidente da Câmara de Paredes, Celso Ferreira, não quis falar do assunto, mas confirmou que está "a negociar um megaprojecto" para o concelho e que este será divulgado "em Baule, França, na quinta-feira".

José Silva: Desde quando Silicon Valley é um projecto imobiliário ?!?!?
Alguém com 2 palmos de testa pensa que a existência de instalações modernaças cria magicamente empreendedores/funcionários com qualificações suficientes para conceberem produtos/serviços de elevado valor acrescentado e geradores de exportações ?
Como é que o Vale do Sousa e Tâmega, no distrito do Porto, a região pobre e analfabeta de Portugal acha que pode construir um Silicon Valley ou afins ?
Não seria melhor começar pela sua própria qualificação em Economia e Geografia para não cair no rídiculo destas fantasias irrealistas ?


7 comentários:

Cidrais disse...

Nao concordo inteiramente.
Sou artista digital, trabalho em Londres em agencias de publicidade e pos produtoras, e se me oferecessem um ordenado condizente, infra estruturas decentes e a perspectiva de vir a poder desenvolver o meu trabalho num contexto no qual pudesse estabelecer relacoes interessantes com outros agentes relacionados e ter projeccao internacional, voltaria imediatamente ao Porto.
Aproveito para acresentar que fui investigador da U. Catolica e colaborei com a FEUP em varios projectos ( nomeadamente ao abrigo do Porto Digital ) e constato que ha enorme capital humano recem formado e sequioso de oportunidades.
No meu caso, nao as tendo no Porto, e nao querendo ir para Lisboa, emigrei.
Nem tudo e preto e branco no entanto.
Obviamente tenho as minhas reservas, perante o desconhecimento absoluto dos nomes e da propensao para a fraude, tao tipica de alguns agentes da economia nacional, mas como ja dizia o Joao Pinto, ainda nos tempos em que jogava no boavista: "prognosticos so no fim do jogo"
Aguardo com expectativa e cautela.
Cumprimentos,
Carlos Cidrais

Jose Silva disse...

Cidrais,

Você apresentou os argumentos para concordar com a minha tese:

Se lhe oferecessem um salário adequado... Como é que o parque tecnológico da CM Paredes iria lhe propiciar o seu salário ? Via impostos ? É sustentável ? Como é o parque tecnológico iria criar emprendedores capazes de lhe criarem um posto de trabalho com o salário que espera ? Via impostos ?

Para ser franco, a melhor alternativa para se criar emprego tecnológico era a CMParedes contratar psicologos/consultores na área da motivação e startups para convencerem os Cidrais deste mundo a se tornarem empresários sem ajudas de impostos, quer se tenha boas ou más instalações...

PMS disse...

Na verdade, o necessário é ter uma Agência de Promoção do Investimento (externo) na Área Metropolitana do Porto + convencer alguns business angels / capitais de risco a focarem a atenção nesta área.

Jose Silva disse...

PMS, Concordo.

Bastava que a AIGaia, agencia criada por LFM para a captação de investimento e que agora pretende extinguir, se fundisse com serviços identicos de outras autarquias da AMporto e canalizassem a captação para os gestores de parques industriais e imobiliárias de serviços...

Teriamos o início da Regionalização 2.0

Mas ainda há muita água para passar debaixo da ponte...

Cidrais disse...

Jose Silva

Esta equivocado - eu ja fui empreendedor em Portugal e tive que fechar actividade pois nao conseguia captar encomendas que justificassem os encargos que tinha. Precisamente por estar situado no Porto e nao dispor de sinergias com empresas do mesmo ramo/ramos associados. As empresas da minha area estao concentradas em Lisboa, aonde nao me interessa trabalhar.
Acrescento ainda que recentemente fiz os calculos e em Portugal tendo os mesmos rendimentos que aqui tenho pagaria mais do dobro de impostos - para ter o privilegio de dispor dos maravilhosos servicos publicos portugueses.
So lhe digo isto, porque francamente nao entendi a ligacao que estabeleceu entre a criacao de emprego e o uso de impostos alheios ( tendo em conta que a noticia fala de um consorcio de empresas de capital privado ).
Em suma, eu pessoalmente, nao me aventurarei em ser um empreendedor em Portugal - mas nao tenho qualquer problema em ser assalariado desde que as condicoes para desenvolver o meu trabalho sejam equivalentes as que aqui encontro.
E francamente tambem nao entendo a ligacao que fez entre este investimento na area tecnologica e um projecto imobiliario - que esta manifestamente nao e.
Cumprimentos.

Jose Silva disse...

Cidrais,

as suas dúvidas e questoes são muito pertinentes. Responderei mais tarde.

Jose Silva disse...

Cidrais,

Faz bem preferir emigrar do migrar para LX...

Novamente a pergunta: O que é que a CMParedes pode fazer para além de gastar dinheiro dos impostos para criar a tal massa crítica que necessita ?

Se fala em impostos, e quanto penalizam a sua actividade como empreendero, então é mais argumento para o estado local não gastar dinheiro e viabilizar a sua actividade cá em Portugal.

Acredita mesmo que há um consorcio privado que vai investir os milhões anunciados ? Está a ser ingénuo. Quando muito investirá uma pequena parte suportada epla autarquia...

Acha que os autarcas percebem alguma coisa de tecnologia ? A única cois que percebem e se interessam é valorização de terrenos. Está a ser inocente novamente.

LAmento queimar as suas ilusões, mas é para seu bem.

Abraços

Leituras recomendadas